Abordagens Estratégicas e Inovações Organizacionais em uma Instituição de Ensino Superior

Jusirmar Alves da Cruz, Márcia Beatriz Cavalcante, Dálcio Roberto dos Reis

Resumo


Este trabalho objetivou identificar quais inovações organizacionais foram implementadas, decorrentes de abordagens estratégicas adotadas ao longo do período de 2008 a 2012, em uma Instituição de Ensino Superior. No referencial teórico utilizou-se para apoiar este estudo: a abordagem estratégica nas organizações; os principais tipos de inovação de forma geral e a inovação organizacional, com a implantação de técnicas de gerenciamento e a introdução de estruturas organizacionais modificadas. Quanto ao método proposto, este estudo referente à natureza dos dados é qualitativo. Quanto aos procedimentos é não experimental (ex-post-facto). Com relação ao número de momentos ou pontos no tempo em que os dados foram coletados, a análise é longitudinal. Quanto às técnicas de pesquisa empregadas, para coleta dos dados optou-se por fontes primárias e secundárias, aplicando entrevista com questionário semiestruturado. Para tratamento e análise dos dados primários aplicou-se análise de conteúdo e para os secundários análise documental. Os resultados possibilitaram: identificar as abordagens estratégicas adotadas ao longo do período de 2008 a 2012; identificar as inovações organizacionais, em específico a introdução de estruturas organizacionais modificadas e a implantação de técnicas de gerenciamento; bem como verificar as inovações organizacionais decorrentes das abordagens estratégicas. O estudo proporcionou informações empíricas referentes à inovação organizacional e às abordagens estratégicas, as quais permitiram verificar a busca por inovar, como uma das características do mundo atual que desafiam as instituições de ensino superior. Enfim, no ambiente acadêmico o estudo gerou a oportunidade de ampliar os conhecimentos de inovação organizacional, em específico da estrutura e das técnicas de gerenciamento.

Palavras-chave


Instituição de Ensino Superior; Abordagem Estratégica; Inovação Organizacional; Estrutura Organizacional; Técnicas de Gerenciamento.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v14i2.2201

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
e-ISSN: 2176-0756
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=riae

Copyright © 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM) All rights reserved.
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) ©2020 Todos os direitos reservados.