Challenges in Strategy and Management of Multinational R&D Centers in Emerging Markets: Perspective from a German Headquarters in the Chemical Sector

Authors

  • Osmar Mitsuo Saito CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI
  • Roberto Carlos Bernardes CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI
  • Flávia Luciane Consoni Departamento de Política Científica e Tecnológica do instituto de Geociência da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
  • Bruno Rondani Gestão de Desenvolvimento de Produtos do PECE-USP

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v12i1.1843

Keywords:

Multinational Corporations, P&D Strategy, Global Management of P&D

Abstract

The expansion of multinational company (MNCs) operations abroad represents an observed trend for decades. The news is that in recent years the research and development (R&D) activities also have become internationalized, including more intensified focus on emerging countries. Among the implications is the challenge for the MNCs to implement effective organizational structures with the intention to facilitate the articulated coordination of strategies and R&D management between the headquarters and their global R&D centers. The purpose of this study is to evaluate the strategy from the perspective of the corporate headquarters of a multinational company and the challenges in the formulation of the global R&D strategy and management of each center located inemerging and developed markets. For this reason, we developed an empirical research based on qualitative multiple case exploratory study in a German chemical MNC company in its five global R&D centers located in Germany (headquarters), USA, Brazil, China and India. The results suggested the needs to creation of organizational management capabilities for constant re-evaluation of its R&D strategy in order to capture the demands and the temporary windows of opportunities from these markets. These capabilities lead to reducing the strong observed centralization level and assigning more responsibilities to the subsidiaries with global R&D center status.

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Author Biographies

Osmar Mitsuo Saito, CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI

Mestre em administração de empresas pelo centro universitário da fei, concentração na área de gestão da inovação, com linha de pesquisa em estratégia e gestão da inovação em corporações multinacionais (conclusão em 2011). Professor de pós-graduação / mba na fgv (desde 2011), professor de pós-graduação do centro universitário da fei (desde 2011), professor de pós-graduação nas faculdades flamingo (desde 2010), professor de ensino superior nas faculdades flamingo (desde 2011), e ex-professor da escola técnica bórgia do centro universitário da fei (1992 a 2012). Graduado em engenharia mecânica pela universidade de mogi das cruzes (1990), pós-graduado em administração de empresas pela faap (1992). Experiência de mais de 27 anos na área de sistemas de gestão integrado em qualidade, meio ambiente, saúde e segurança ocupacional exercendo cargos de gerência e chefia em empresas nacionais e multinacionais de médio e grande porte.

Roberto Carlos Bernardes, CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1998). Exerceu o cargo de Analista de Projetos Sr. da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados concebendo e coordenando diversas pesquisas no campo da inovação, difusão tecnológica e P&D. Foi consultor de diversas instituições de fomento e pesquisa econômica como a FINEP, IPEA, CEPAL, MCT, BNDES e FAPESP, entre outras. Professor do programa de pós-graduação em administração da Fundação Educacional Inaciana Padre Saboia de Medeiros - FEI e Professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM. Tem experiência na docência nas áreas de Administração e Economia como estratégia empresarial e gestão estratégica da inovação. As areas de pesquisa estão associadas ao campo temático da inovação, direcionada as seguintes especializações: economias baseadas em conhecimento, sistemas empresariais e institucionais de inovação e aprendizado, indústria aeroespacial, serviços baseados em conhecimento, estratégias de inovação e modelos de negócios sustentáveis, estratégias de desenvolvimento de produtos complexos, estratégias de gestão em regimes de inovação abertos e indicadores de inovação em paises emergentes. É autor do livro Embraer: Elos entre o Estado e Mercado, pela editora HUCITEC e co- autor dos livros: Inovação em Serviços Intensivos em Conhecimento, com Tales Andreassi, pela Editora Saraiva e Innovation Systems in the South: A Case study of Embraer in Brazil, editado pela UNCTAD, em co-autoria com Jose Eduardo Cassiolato e Helena Lastres.  

Flávia Luciane Consoni, Departamento de Política Científica e Tecnológica do instituto de Geociência da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Professora do programa de Pós Graduação em Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Unicamp exercendo atividades de docência e pesquisa. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (1995), mestrado (1998) e doutorado (2004) em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas, além de pós-doutorado no Depto Sociologia, USP (2005-2006). Entre julho de 2005 a junho de 2009, foi bolsista PRODOC CAPES - Programa de Apoio a Projetos Institucionais com a Participação de Recém Doutores junto ao depto de Sociologia da USP/SP e entre set. 2009 a fev. 2013 foi Profa. no Centro Universitário da FEI (pós graduação em Administração). Interesses de pesquisa incluem as seguintes áreas: Ciência, Tecnologia e Inovação & Desenvolvimento Sustentável; Economia Verde; Estratégia de P&D em Empresas Multinacionais, com ênfase na indústria automobilística.

Bruno Rondani, Gestão de Desenvolvimento de Produtos do PECE-USP

Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Mestre em Engenharia Elétrica pala Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Professor do MBA de Gestão de Desenvolvimento de Produtos do PECE-USP e do MBA de Empreendedorismo e Inovação do Business Institute de São Paulo

Published

01.03.2013

How to Cite

Saito, O. M., Bernardes, R. C., Consoni, F. L., & Rondani, B. (2013). Challenges in Strategy and Management of Multinational R&D Centers in Emerging Markets: Perspective from a German Headquarters in the Chemical Sector. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 12(1), 54–83. https://doi.org/10.5585/ijsm.v12i1.1843