A Influência da Gestão de Projetos na Estratégia de Transferências Voluntárias de Recursos da União para Municípios Brasileiros: O Caso de uma Prefeitura de Médio Porte

José da Assunção Moutinho, Cláudia Terezinha Kniess, Emerson Antonio Maccari

Resumo


A redefinição das atribuições das Esferas brasileiras de Governo, introduzida com o advento da Constituição Federal de 1988, implica NUMA Estratégia de intenso Processo de Migração de Recursos da União Pará Como Prefeituras. De: Não obstante o aumento da arrecadação, Uma esfera municipal carece de Recursos extras visando atender Às Demandas crescentes LOCAIS e vislumbra NAS Transferências voluntárias ESTA possibilidade. Desta forma, elaborar Projetos objetivando a Captação de Recursos e Gerência-los de Maneira Efetiva E Paragrafo vital à materialização das Necessidades da População. No entanto, um INTRODUÇÃO de Práticas em Gerenciamento de Projetos, inovadoras NÃO Público ambiente, implica na Definição de Novos paradigmas pautados em Resultados. Neste SENTIDO, o Estudo objetiva identificar Como Como Práticas de Gerenciamento de Projetos influenciam O Processo de Transferências voluntárias de Recursos em municípios brasileiros de Medio porte. O Procedimento metodológico Utilizado Nesta Investigação Conta com o Estudo de caso Como Estratégia de Pesquisa, norteado Por Um Conjunto de proposições Teóricas. Evidências empíricas apontam Como hum Paragrafo busca Pela efetividade das Ações desenvolvidas, utilizando o Escritório de Projetos, estrategicamente posicionado, Como instrumento integrador between OS Diversos Empreendimentos e Responsável Pela disseminação das Práticas em Gerenciamento de Projetos NÃO Público ambiente municipal. O Estudo AINDA Revela Uma necessidade de Um Salto qualitativo das Práticas adotadas POR PARTE das principais contraditório envolvidas (Ministérios, prefeituras e Agentes Financeiros) NÃO Gerenciamento das Transferências voluntárias .

 

DOI: 10,5585 / riae.v12i1.1949


Palavras-chave


Gestão de Projetos; Estratégia; Transferências Voluntárias; Recursos da União; Municípios Brasileiros.

Texto completo:

pdf


DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v12i1.1949

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2013 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
e-ISSN: 2176-0756
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=riae

Copyright © 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM) All rights reserved.
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) ©2020 Todos os direitos reservados.