Metodologia em voga no campo de empreendedorismo: emprego de métodos quantitativos para o estudo das características inerentes aos empreendedores

Tayso Silva, Maurício Fernandes Pereira, Alexandre Marino Costa, Cristina Hinterlang

Resumo


Objetivou-se investigar a forma como a metodologia quantitativa vem sendo empregada na pesquisa sobre o tema “características inerentes aos empreendedores”. Especificamente, analisamos a produção brasileira exposta no Encontro Nacional da Anpad (EnANPAD) num período de 10 anos, desde 2003, ano da criação de um espaço específico para a produção em empreendedorismo, até 2012. Dentre os 279 artigos acerca de empreendedorismo publicados no EnANPAD nestes 10 anos foi analisada uma amostra intencional de 28 artigos. Em um primeiro momento foram analisados resumos, introduções e objetivos para a classificação dos temas e, posteriormente, procedeu-se à análise minuciosa dos métodos empregados nos estudos. No sentido de oferecer uma análise que proporcione um indicativo de como se caracterizam os estudos sobre empreendedorismo no Brasil em dias hodiernos, investigou-se o tema mais abordado em artigos da área de empreendedorismo para a avaliação do emprego da metodologia quantitativa, justificada também, como alvo desta investigação, por ser o principal método utilizado nos estudos sobre o tema. O estudo permitiu conhecer quais recursos metodológicos são adequados para investigar as características inerentes aos empreendedores e a forma como estes recursos foram utilizados. O nível de qualidade exigido para a publicação no EnANPAD colabora em afirmar sobre a viabilidade das estratégias de pesquisa expostas no presente estudo. Também há aqui uma contribuição para o delineamento do objeto de pesquisa no campo do empreendedorismo, especialmente no Brasil.


DOI:10.5585/riae.v12i4.2041



Palavras-chave


Empreendedorismo; Metodologia quantitativa; EnANPAD.

Texto completo:

pdf


DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v12i4.2041

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2013 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
e-ISSN: 2176-0756
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=riae

Copyright © 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM) All rights reserved.
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) ©2020 Todos os direitos reservados.