Market-Oriented Projects: Analysis in an Information Technology Cluster

Authors

  • José Edson Lara Fundação Pedro Leopoldo - FPL
  • Ronaldo Lamounier Locatelli Fundação Pedro Leopoldo - FPL
  • Marcia Valéria Cota Machado SEBRAE-MG
  • Caissa Veloso e Sousa

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v13i3.1997

Keywords:

Information Technology, Micro and Small Enterprises, Market Orientation.

Abstract

This article introduces and analyzes the result of research addressing the business performance of the Local Productive Arrangement of Information Technology RMBH-MG. The theoretical model of reference for the quantitative research was the Market Orientation, or Markor scale, proposed by Kohli, Jaworski (1993). 83 entrepreneurs, out of a total of 142 of the sector, as well as 04 leading business entities were investigated. The study shows that the technical support in the development of micro and small enterprises provided by SEBRAE generated better level of satisfaction in the construct "generation of intelligence" and the "reply to", in relation to "construct" dissemination of intelligence ". The construct "response to the market of the companies met" presented higher performance than the construct "dissemination of technological information". The project as a whole was well rated by entrepreneurs. Nomologicamente the theoretical model explains satisfactorily the project performance.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

José Edson Lara, Fundação Pedro Leopoldo - FPL

Possui Doutorado em Administração - Universitat Autònoma de Barcelona, com Tese na área de Consultoria em Estratégia Corporativa, Mestrado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - SP, com área de concentração em Marketing (Negócios Internacionais). Graduado em Administração, pela FCCAMS. É professor aposentado como Associado II da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi professor na Universidade Federal de Viçosa por 17 anos, tendo desempenhado diversos cargos administrativos e acadêmicos. Foi professor da Universidade Federal de Juiz de Fora. Publicou mais de quarenta artigos em anais de congressos e periódicos nacionais e internacionais. Publicou seis capítulos de livros e quatro manuais. Orientou oito Doutores. Orientou cinquenta e cinco Mestres e atualmente orienta oito. Participou em mais de cento e setenta bancas de Doutorado e Mestrado, assim como cento e cinquenta e cinco de Especialização. Atuou como executivo na indústria farmacêutica, na indústria de alimentos e no serviço público (área fazendária), sempre em cargos de direção. Prestou serviços como Consultor Corporativo, nas áreas Estratégica e Estrutural, em diversas organizações, públicas e privadas. Ministrou cursos de MBA e de Mestrado em vinte e cinco instituições públicas e privadas. Tem sido conferencista em diversas instituições, nacionais e internacionais. É professor e orientador no curso de Mestrado das Faculdades Pedro Leopoldo. Tem atuado nas áreas de: Marketing, Negócios Internacionais, Estratégia Corporativa, Gestão de Produtos e Tecnologia. Foi Assessor da Superintendência de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais, onde atualmente é consultor. É presidente da Future Consulting, empresa de Consultoria em Inteligência Competitiva e Estratégica.

Ronaldo Lamounier Locatelli, Fundação Pedro Leopoldo - FPL

Doutor em Economia pela University of London, Inglaterra;Professor da Fundação Pedro Leopoldo.

Marcia Valéria Cota Machado, SEBRAE-MG

Mestre em Administração, pela Fundação Pedro Leopoldo. Especialista em Gestão de Pessoas, pela UFMG. MBA em Gestão Agroindustrial pela UFLA. MBA em Gestão de Projetos de Desenvolvimento, pela CEPAL. Especialista em Gestão de Projetos, pelo IETEC. Especialista em Consultoria Organizacional, pela UNIBAHIA. Consultora Sênior do SEBRAE -MG. Professora convidada em Gestão de Projetos, na Fundação Pedro Leopoldo.

Caissa Veloso e Sousa

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG;Professora da Faculdade Novos Horizontes.

Published

01.09.2014

How to Cite

Lara, J. E., Locatelli, R. L., Machado, M. V. C., & e Sousa, C. V. (2014). Market-Oriented Projects: Analysis in an Information Technology Cluster. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 13(3), 19–34. https://doi.org/10.5585/ijsm.v13i3.1997