Projetos orientados para o mercado: análise em um cluster de tecnologia da informação
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v13i3.1997Palavras-chave:
Tecnologia da informação, micro e pequenas empresas, orientação ao mercadoResumo
Este artigo apresenta e analisa o resultado de pesquisa abordando o desempenho das empresas do arranjo produtivo local de Tecnologia da Informação da RMBH – MG. O modelo teórico de referência para a pesquisa-quanti/qualitativa foi o da orientação para o mercado, ou escala Markor, proposto por Kohli, Jaworski (1993). Foram pesquisados 83 empresários, de um total de 142 do setor, assim como 04 líderes de entidades empresariais. O estudo evidencia que o apoio técnico no desenvolvimento das micro e pequenas empresas proporcionado pelo SEBRAE gerou melhor nível de satisfação no construto “geração de inteligência” bem como na “resposta ao mercado”, em relação ao “construto “disseminação de inteligência”. O construto “resposta ao mercado das empresas atendidas” apresentou desempenho mais elevado do que o construto “disseminação das informações tecnológicas”. O projeto, como um todo, foi bem avaliado pelos empresários. Nomologicamente o modelo teórico explica satisfatoriamente o desempenho do projeto.Downloads
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