Projetos orientados para o mercado: análise em um cluster de tecnologia da informação

Autores

  • José Edson Lara Fundação Pedro Leopoldo - FPL
  • Ronaldo Lamounier Locatelli Fundação Pedro Leopoldo - FPL
  • Marcia Valéria Cota Machado SEBRAE-MG
  • Caissa Veloso e Sousa

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v13i3.1997

Palavras-chave:

Tecnologia da informação, micro e pequenas empresas, orientação ao mercado

Resumo

Este artigo apresenta e analisa o resultado de pesquisa abordando o desempenho das empresas do arranjo produtivo local de Tecnologia da Informação da RMBH – MG. O modelo teórico de referência para a pesquisa-quanti/qualitativa foi o da orientação para o mercado, ou escala Markor, proposto por Kohli, Jaworski (1993). Foram pesquisados 83 empresários, de um total de 142 do setor, assim como 04 líderes de entidades empresariais. O estudo evidencia que o apoio técnico no desenvolvimento das micro e pequenas empresas proporcionado pelo SEBRAE gerou melhor nível de satisfação no construto “geração de inteligência” bem como na “resposta ao mercado”, em relação ao “construto “disseminação de inteligência”. O construto “resposta ao mercado das empresas atendidas” apresentou desempenho mais elevado do que o construto “disseminação das informações tecnológicas”. O projeto, como um todo, foi bem avaliado pelos empresários. Nomologicamente o modelo teórico explica satisfatoriamente o desempenho do projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Edson Lara, Fundação Pedro Leopoldo - FPL

Possui Doutorado em Administração - Universitat Autònoma de Barcelona, com Tese na área de Consultoria em Estratégia Corporativa, Mestrado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - SP, com área de concentração em Marketing (Negócios Internacionais). Graduado em Administração, pela FCCAMS. É professor aposentado como Associado II da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi professor na Universidade Federal de Viçosa por 17 anos, tendo desempenhado diversos cargos administrativos e acadêmicos. Foi professor da Universidade Federal de Juiz de Fora. Publicou mais de quarenta artigos em anais de congressos e periódicos nacionais e internacionais. Publicou seis capítulos de livros e quatro manuais. Orientou oito Doutores. Orientou cinquenta e cinco Mestres e atualmente orienta oito. Participou em mais de cento e setenta bancas de Doutorado e Mestrado, assim como cento e cinquenta e cinco de Especialização. Atuou como executivo na indústria farmacêutica, na indústria de alimentos e no serviço público (área fazendária), sempre em cargos de direção. Prestou serviços como Consultor Corporativo, nas áreas Estratégica e Estrutural, em diversas organizações, públicas e privadas. Ministrou cursos de MBA e de Mestrado em vinte e cinco instituições públicas e privadas. Tem sido conferencista em diversas instituições, nacionais e internacionais. É professor e orientador no curso de Mestrado das Faculdades Pedro Leopoldo. Tem atuado nas áreas de: Marketing, Negócios Internacionais, Estratégia Corporativa, Gestão de Produtos e Tecnologia. Foi Assessor da Superintendência de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais, onde atualmente é consultor. É presidente da Future Consulting, empresa de Consultoria em Inteligência Competitiva e Estratégica.

Ronaldo Lamounier Locatelli, Fundação Pedro Leopoldo - FPL

Doutor em Economia pela University of London, Inglaterra;Professor da Fundação Pedro Leopoldo.

Marcia Valéria Cota Machado, SEBRAE-MG

Mestre em Administração, pela Fundação Pedro Leopoldo. Especialista em Gestão de Pessoas, pela UFMG. MBA em Gestão Agroindustrial pela UFLA. MBA em Gestão de Projetos de Desenvolvimento, pela CEPAL. Especialista em Gestão de Projetos, pelo IETEC. Especialista em Consultoria Organizacional, pela UNIBAHIA. Consultora Sênior do SEBRAE -MG. Professora convidada em Gestão de Projetos, na Fundação Pedro Leopoldo.

Caissa Veloso e Sousa

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG;Professora da Faculdade Novos Horizontes.

Downloads

Publicado

01.09.2014

Como Citar

Lara, J. E., Locatelli, R. L., Machado, M. V. C., & e Sousa, C. V. (2014). Projetos orientados para o mercado: análise em um cluster de tecnologia da informação. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 13(3), 19–34. https://doi.org/10.5585/ijsm.v13i3.1997

Edição

Seção

Artigos