Análise das barreiras que dificultam a transformação do agricultor familiar em empreendedor rural no contexto brasileiroor Rural no Contexto Brasileiro

Patricia Amelia Tomei, Daniela Arantes Alves Lima

Resumo


Apesar da relevância da agricultura familiar, até meados da década de 90, os agricultores brasileiros tinham pouco acesso ao crédito e as políticas públicas existentes muitas vezes não atendiam aos anseios desta população. Em 1996, o governo brasileiro criou o PRONAF – Programa Nacional da Agricultura Familiar, que apesar de inúmeras qualidades, enfrenta desafios relacionados a aspectos sócio-culturais e características psicossociais dos agricultores, que nem sempre conseguem incorporar os comportamentos necessários para serem empreendedores num setor que cada vez mais demanda por inovação e desenvolvimento. Este é o principal objetivo deste trabalho: relacionar a questão do empreendedorismo rural e da agricultura familiar à questão da inovação e do desenvolvimento a partir da análise das barreiras enfrentadas pelo agricultor familiar (AF) que dificultam ou impedem sua transformação em empreendedor rural (ER). Para o estudo destes dois grupos, fizemos entrevistas em profundidade e aplicamos um questionário estruturado a agricultores indicados por uma cooperativa de crédito rural do Sul do Brasil. A análise evidenciou que as barreiras para o empreendedorismo rural estavam associadas à ausência de  liderança e capacidade de assumir riscos; e enfatizou a importância da família, das redes sociais e da educação formal no desenvolvimento do AF. Concluímos que os AF não podem ser considerados como potenciais empreendedores schumpeterianos típicos, mas, alguns pontos são importantes para a implementação de políticas públicas: uma abordagem contingencial; direcionamento de recursos para perfis mais empreendedores; favorecer as avaliações objetivas e subjetivas dos resultados da alocação de recursos, desenvolver incubadoras de negócios, formação e educação gerencial.


Palavras-chave


Empreendedorismo Rural; Comportamento Empreendedor, Inovação, Agricultura Familiar.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v13i3.2073

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2014 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
e-ISSN: 2176-0756
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=riae

Copyright © 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM) All rights reserved.
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) ©2020 Todos os direitos reservados.