Do homo empreendedor ao empreendedor contemporâneo: evolução das características empreendedoras de 1848 a 20148 a 2014

Fernando Filardi, Filippe Delarissa Barros, Adalberto Américo Fischmann

Resumo


Este estudo procurou analisar a evolução das características empreendedoras partido dos estudos de Kuratko e Hodgetts (1995) sobre estas características de 1848 até 1982, buscando responder às questões sobre como elas evoluíram ao longo do tempo? que características se mantiveram? quais desapareceram? e quais surgiram? Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e bibliométrica de 1983 a 2014, complementando, ampliando e comparando os achados da pesquisa original. O levantamento bibliográfico se deu com base nas palavras-chave Empreendedor, Empreendedorismo, Características Empreendedoras, Atitudes Empreendedoras e Perfil Empreendedor e ocorreu a partir da seleção dos artigos publicados nos periódicos científicos nacionais mais bem classificados de acordo com o sistema Qualis, composto pela Revista de Administração de Empresas - Rae, pela Revista de Administração Contemporânea – Rac, pelos eventos científicos Enanpad e Egepe, e a base de dados EBSCO para acessar os periódicos científicos internacionais, a saber: Applied Financial Economics; Applied Economics Letters; Management Research Review; Journal of Product Innovation Management; European Management Journal; Service Industries Journal; International Journal of Entrepreneurship & Innovation Management; Entrepreneurship: Theory & Practice; Journal of International Entrepreneurship; Management Decision; International Small Business Journal. Este estudo, caracterizado como bibliométrico, revisou 288 artigos publicados por 341 autores e aponta em seus os resultados para um perfil empreendedor muito mais relacional, baseado mais em competências interpessoais e sociais e focado nas demandas do ambiente externo, do que o perfil auto centrado, soberano, autônomo e independente do empreendedor da primeira fase do século XX.


Palavras-chave


Características Empreendedoras; Perfil Empreendedor; Empreendedorismo

Texto completo:

pdf


DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v13i3.2130

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2014 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
e-ISSN: 2176-0756
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=riae

Copyright © 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM) All rights reserved.
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) ©2020 Todos os direitos reservados.