O papel da vantagem competitiva na relação entre internacionalização e desempenho das exportações: estudo de caso da EFACEC

Orlando Lima Rua, Liliana Freitas Melo

Resumo


O objetivo principal deste estudo consiste na análise do impacto da internacionalização no desempenho das exportações, alicerçadas na obtenção de vantagem competitiva. Neste contexto, utilizamos a metodologia qualitativa do estudo de caso único da maior e mais representativa multinacional portuguesa do setor electromecânico – grupo EFACEC. Concluimos que as estratégias de internacionalização potenciam positivamente a obtenção de vantagem competitiva, que por sua vez, influenciam positivamente o desempenho das exportações, sendo este último positivamente influenciado pelas caraterísticas do mercado.

Palavras-chave


Estratégia; Vantagem Competitiva; Internacionalização; Exportações.

Texto completo:

pdf


DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v14i1.1995

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
e-ISSN: 2176-0756
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=riae

Copyright © 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM) All rights reserved.
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) ©2020 Todos os direitos reservados.