As contribuições do empreendedorismo corporativo à implementação de estratégias

Daniel Rodrigues, Rafael Teixeira

Resumo


O processo de implementação da estratégia nas organizações, como indicam algumas pesquisas, raramente obtém êxito superior a 20%, o que aponta para a existência de um gap entre o que se planeja e o que efetivamente se executa. O objetivo deste ensaio teórico é estabelecer conexão entre dois dos temas mais tratados do campo da estratégia, sustentando soluções aos problemas da implementação da estratégia pelo emprego do empreendedorismo corporativo. Como resultado, são apresentadas seis proposições que apontam o empreendedorismo corporativo como uma solução viável para alguns dos principais problemas à Implementação como a tradução inadequada da estratégia e da visão, comunicação ineficaz da estratégia, falta de comprometimento, atuação e competência da liderança, e sistema de poder e status quo da cultura organizacional. Delineamentos futuros indicam a investigação empírica das proposições sugeridas.

Palavras-chave


Empreendedorismo; Empreendedorismo Corporativo; Implementação de Estratégias; Execução de Estratégias; Barreiras.

Texto completo:

pdf


DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v14i1.2050

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
e-ISSN: 2176-0756
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=riae

Copyright © 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM) All rights reserved.
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) ©2020 Todos os direitos reservados.