As contribuições do empreendedorismo corporativo à implementação de estratégias

Autores

  • Daniel Rodrigues Uniersidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) - Campus Erechim
  • Rafael Teixeira UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v14i1.2050

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Empreendedorismo Corporativo, Implementação de Estratégias, Execução de Estratégias, Barreiras.

Resumo

O processo de implementação da estratégia nas organizações, como indicam algumas pesquisas, raramente obtém êxito superior a 20%, o que aponta para a existência de um gap entre o que se planeja e o que efetivamente se executa. O objetivo deste ensaio teórico é estabelecer conexão entre dois dos temas mais tratados do campo da estratégia, sustentando soluções aos problemas da implementação da estratégia pelo emprego do empreendedorismo corporativo. Como resultado, são apresentadas seis proposições que apontam o empreendedorismo corporativo como uma solução viável para alguns dos principais problemas à Implementação como a tradução inadequada da estratégia e da visão, comunicação ineficaz da estratégia, falta de comprometimento, atuação e competência da liderança, e sistema de poder e status quo da cultura organizacional. Delineamentos futuros indicam a investigação empírica das proposições sugeridas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Rodrigues, Uniersidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) - Campus Erechim

Daniel Rodrigues é Mestre em Administração pela UNISINOS e Gestor dos Cursos de Pós-Graduação em Administração na URI Erechim. Tem experiência profissional e acadêmica na área de Cadeia de Suprimentos, Administração Estratégica e Estatística aplicada a Administração, com interesse de pesquisa nos seguintes temas: Administração Estratégica, Estatística Aplicada a Administração (análise quantitativa de dados), Cadeia de Suprimentos e Gestão de Projetos.

Rafael Teixeira, UNISINOS

Rafael Teixeira é Ph.D. em Management pela Clemson University (Carolina do Sul, EUA), mestre em Administração pela Unisinos, especialista em Marketing pela FGV-RJ e graduado em Administração pela UFRGS. Atualmente é professor do programa de pós-graduação em Administração da Unisinos e editor da BASE - Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos. Tem experiência profissional nas áreas de marketing e serviços e artigos publicados em periódicos científicos como Journal of Cleaner Production, Information Management & Data Systems, Journal of Global Information Management, Journal of Operations and Supply Chain Management, Brazilian Administration Review, Revista de Administração de Empresas, Gestão e Produção, entre outros. Seus interesse de pesquisa envolvem os seguintes temas: supply chain management, service strategy, operations strategy, strategic management, and decision making behavior.

Downloads

Publicado

01.03.2015

Como Citar

Rodrigues, D., & Teixeira, R. (2015). As contribuições do empreendedorismo corporativo à implementação de estratégias. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 14(1), 60–75. https://doi.org/10.5585/ijsm.v14i1.2050

Edição

Seção

Artigos