Conceitos de estratégia na visão dos estudantes de administração

Leonardo Fagundes Bragança, Emerson Wagner Mainardes, Rozélia Laurett

Resumo


O conceito de estratégia possui concepções diversas, o que pode ocasionar assimetria entre como a estratégia é conceituada e como é praticada. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo identificar, a partir dos doze conceitos apresentados por Mainardes et al (2011), qual conceito de estratégia é mais percebido pelos estudantes da graduação em administração como sendo o que melhor define estratégia. Para se alcançar esses objetivos, realizou-se uma pesquisa quantitativa, descritiva e com corte transversal, com base na amostra de 134 respondentes em três unidades de uma rede de ensino situada na região da Grande Vitória – Espírito Santo.  Os resultados encontrados indicam que os conceitos “Estratégia envolve toda a empresa” e “Estratégia é o desenvolvimento de planos, políticas e práticas para atingir os objetivos da empresa” foram os mais identificados pelos estudantes como sendo o significado do termo estratégia.


Palavras-chave


Estratégia. Conceito de estratégia. Percepção de conceitos de estratégia. Relação entre conceitos de estratégia. Compreensão sobre estratégia.

Texto completo:

pdf


DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v14i3.2163

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
e-ISSN: 2176-0756
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=riae

Copyright © 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM) All rights reserved.
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) ©2020 Todos os direitos reservados.