Internacionalização de periódicos científicos brasileiros: estudo de caso à luz da teoria de redes e da teoria institucional

Felipe Mendes Borini, Jackeline Ferreira

Resumo


O artigo questiona sobre o desafio da internacionalização dos periódicos científicos brasileiros da área de administração. O objetivo do artigo é analisar como duas teorias, que na última década ganharam grande espaço para explicar a internacionalização de empresas, a saber a teoria das redes e institucional, ajudam a compreender a internacionalização dos periódicos, e como a análise do fenômeno da internacionalização dos periódicos levanta novas proposições para o processo de internacionalização quando analisado por essas duas perspectivas teóricas. A fundamentação teórica está embasada na teoria de redes, e no ambiente institucional. Por meio de uma metodologia de pesquisa qualitativa, buscou-se entender qual é a inserção da revista na rede e qual é a compreensão que o editor tem em relação ao ambiente institucional e como esse entendimento conduz ao processo de internacionalização. Percebe-se como resultado uma forte pressão do ambiente institucional do país de origem e uma baixa inserção dos periódicos nas redes. Os resultados levantam o desafio de uma política articulada das instituições dos países de origem e internacionalização dos periódicos. Isso edifica a importância de uma intersecção entre a teoria do ambiente institucional combinada com a teoria das redes de negócios para explicar o movimento de internacionalização de unidades de negócios, a saber, os periódicos acadêmicos.


Palavras-chave


Periódicos Científicos; Internacionalização; Teoria Institucional; Teoria das Redes

Texto completo:

pdf


DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v14i4.2252

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
e-ISSN: 2176-0756
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=riae

Copyright © 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM) All rights reserved.
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) ©2020 Todos os direitos reservados.