Yield Management em instituições de ensino superior: um estudo de caso na modalidade de ensino a distância de uma universidade comunitáriatância de uma Universidade Comunitária

Patrícia Schmidt Hahn de Lima, Carlos Rogerio Montenegro de Lima, Ibsem Agrello Dias, Marcus Vinicius Andrade de Lima

Resumo


O aumento da concorrência entre as instituições de ensino superior tem impulsionado-as a buscar maneiras de aumentar a demanda para melhorar seus resultados. O Yield Management vem ao encontro dessa necessidade como uma ferramenta de apoio a gestão que trabalha o equilíbrio entre a demanda e a oferta com o objetivo de maximizar receita. Dentro deste contexto, o presente estudo visa analisar como o Yield Management pode ser utilizado para otimizar a receita de um curso de graduação a distância de uma instituição de ensino superior comunitária. Para tanto, o estudo envolve a aplicação de pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa na forma de estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas. A partir dos resultados obtidos constatou-se: i) que a instituição possui os requisitos necessários para a aplicação da ferramenta Yield Management; ii) que existe uma diminuição no número de matrículas nos últimos dois semestres e que as estratégias utilizadas pelo curso não estão sendo suficientes para o preenchimento das vagas ofertadas; iii) que o modelo proposto permitirá que o curso tenha estratégias voltadas para o equilíbrio entre a oferta e demanda, aumentando o número de matrículas e consequentemente tornando-se mais competitivo.

 


Palavras-chave


Gerenciamento de Receitas; Precificação; Instituições de Ensino Superior; Avaliação do Desempenho.

Texto completo:

pdf


DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v15i3.2418

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
e-ISSN: 2176-0756
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=riae

Copyright © 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM) All rights reserved.
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) ©2020 Todos os direitos reservados.