A Behavioral Theory of the Firm: a critical analysis

Authors

  • Evelyn Gomes Bernardo Universidade Nove de Julho - SP
  • Alberto de Matos Foresto Universidade Nove de Julho - SP
  • Ivano Ribeiro Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v16i2.2545

Keywords:

Organizational Behavior, Decision Making and Organizations.

Abstract

The book A Behavioral Theory of the Firm is one of the most influential management tools of all times, first published in 1963 and written by Richard M. Cyert and James G. March (1992), who developed theoretical constructs that became a base of studies for organizational research in management, economics, political science and sociology. In this current study, we approach the theoretical constructions of the book, through a critical review that sought to review the nine chapters that compose the production, discussing implications of this theory on organizational studies. This work provides theoretical concepts and perspectives in organizational studies, highlighting advances in theories such as: institutional theory, population ecology and organizational economics. We also point out possible studies that can contribute to enrich the discussion about the new perspectives on decision making.

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Author Biographies

Evelyn Gomes Bernardo, Universidade Nove de Julho - SP

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), com Mestrado Profissional em Administração - Gestão Ambiental e Sustentabilidade da Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Atua no desenvolvimento de pesquisas em Agricultura Familiar, Organizações e Gestão Ambiental. E-mail: evelynbernardo21@gmail.com.br

Alberto de Matos Foresto, Universidade Nove de Julho - SP

É Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho (2010) e Tecnólogo Gestão Financeira pela Faculdade Carlos Drummond de Andrade (2006). Pós-Graduação em Administração de Negócios pela Universidade Mackenzie (2009) e MBA em Gestão Financeira e Orçamentaria pela Universidade Nove de Julho (2012). Mestre em Administração ? Governança Corporativa pela Faculdades Metropolitanas Unidas FMU (2015). Doutorando pela Universidade Nove de Julho (2016). Tem experiência no mercado financeiro como gerente de investimentos pelo Banco Santander no período de 7 anos. Certificação de Fundos de Investimentos Anbima CPA 20. Participei de projeto de integração tecnológica de Banco Real com o Banco Santander em 2010 em Minas Gerais. Minha linha de Pesquisa no mestrado está envolvendo Governança Corporativa no Mercado de Capitais. Atualmente atuando como professor da Universidade Nove de Julho (Uninove) Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Tecnologia em Gestão Financeira. Contato:a-foresto@uol.com.br

Ivano Ribeiro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho - Uninove / SP (2016). Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná - PPGADM / UFPR (2012). Especialista em Gestão Estratégica pela UNIOESTE (2008). Especialista em Ciências Sociais Aplicadas à Analise Regional pela UNIOESTE (2006). Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2004). Professor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e da linha de Estratégia e Competitividade do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Pesquisa principalmente na área de Estratégia e Tomada de Decisão com ênfase em métodos quantitativos - análise de dados numéricos e estatística multivariada.

Published

01.06.2017

How to Cite

Bernardo, E. G., Foresto, A. de M., & Ribeiro, I. (2017). A Behavioral Theory of the Firm: a critical analysis. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 16(2), 141–150. https://doi.org/10.5585/ijsm.v16i2.2545

Issue

Section

Book Review