A Evidenciação dos Stakeholders nos Formulários de Referência - Uma Análise do Foco das Empresas do Setor de Saúde Quando Reportam seu Risco

Leonardo Fabris Lugoboni, Beatriz Simonetti Fraga Salgado, Flávia Cruz de Souza Murcia

Resumo


Objetivo do estudo: Este estudo teve como objetivo examinar a evidenciação sobre stakeholders nas análises de risco das empresas do setor de saúde atuantes no Brasil.

Metodologia/abordagem: Foram examinados os Formulários de Referência publicados entre os anos 2013 e 2017 de 13 empresas do setor de saúde listadas na bolsa de valo   res brasileira, a B3. Utilizou-se análise de conteúdo para evidenciar os stakeholders presentes nos formulários de referência.

Originalidade/Relevância: Apesar da gestão de riscos e a gestão de stakeholders já terem uma literatura abundante, esta pesquisa trás evidências empíricas de como os formulários de referência das empresas do setor da saúde evidenciam seus stakeholders. Até o momento, não foi possível identificar trabalhos que discutem esse tema tanto na literatura brasileira como na literatura internacional.

Principais resultados: Os resultados constataram que os stakeholders mais citados, como esperado, foram os Clientes (apareceram em 98% dos formulários), Funcionários e Concorrentes (cada um em 95% dos documentos analisados). Por outro lado, os menos mencionados foram Parceiros (68%), Mídia (65%) e Comunidade (37%). Por fim, o resultado mais relevante diz respeito à quantidade absoluta de menções aos stakeholders listados. Os Clientes foram citados 867 vezes, os Investidores em 851 oportunidades e os Funcionários em 811 ocasiões. Os stakeholders menos citados foram Mídia, com 106 alusões, e Comunidade, com 53 menções.

Contribuições teóricas/metodológicas: Pode-se concluir que, no que se refere à gestão do risco, as organizações dedicam grande atenção aos stakeholders Clientes, Funcionários e Concorrentes, pois estes são bastante mencionados nos documentos analisados.

 


Palavras-chave


Stakeholders; Risco; Formulário de referência; Saúde

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v18i3.2775

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
e-ISSN: 2176-0756
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=riae

Copyright © 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM) All rights reserved.
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) ©2020 Todos os direitos reservados.