Business Model and Innovation at a Public Company in the Agroindustrial Coffee Chain

Authors

  • João Marcos Caixeta Franco Universidade Federal de Alfenas MG Instituto de Ciências Sociais Aplicadas / Campus avançado Varginha MG
  • Mariane Figueira Pós-Doutoranda em Administração na UFLA
  • Joel Yutaka Sugano Prof. Adjunto da Universidade Federal de Lavras UFLA - Lavras. Departamento de Administração e Economia - DAE
  • Sabrina Soares da Silva Prof. Adjunto da Universidade Federal de Lavras UFLA - Lavras. Departamento de Administração e Economia - DAE

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v17i4.2598

Keywords:

Coffee. Innovation. Agricultural Biotechnology. Business Model.

Abstract

Objective: Our objective was to evaluate, through the analysis of the ‘business model,’ the strategy of a public agricultural research company for the creation and launch of an innovation for the agro-industrial coffee chain.

Method: We developed a single instrumental case study for the qualitative research.  For data collection we used bibliographic and documentary research, as well as in-depth interviews and analyzed based on the thematic content analysis technique.  The instrumental case study has proved to be the most suitable methodology since it is used when a particular case is examined to provide information on an issue that can be generalized and used to understand a larger reality.

Originality/relevance: In this paper we reexamined an unsuccessful innovation case associated with the lens of the business model theoretical construct.   This paper is willing to raise issues that restrict innovation in public research companies.

Results: The paper unveiled difficulties related to the inconsistency of innovation promotion policies and legal uncertainty, in particular, by the contradictory positions of legal advisors, which inhibit researchers from engaging in innovative activities and in partnerships with private companies.

Theoretical/methodological contributions: The instrumental case study developed, together with the analysis based on the construct of the business model, allowed a better understanding of the problems faced in public research environments in Brazil.  This analysis can be applied to similar cases, since the issue of innovation in the public sector and the difficulties of appropriateness are common to other companies.

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Author Biographies

João Marcos Caixeta Franco, Universidade Federal de Alfenas MG Instituto de Ciências Sociais Aplicadas / Campus avançado Varginha MG

Professor Adjunto do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas / campus avançado de Varginha. Mestre em Economia Aplicada UFV. Doutorado em andamento no Departamento de Economia e Administração da UFLA - MG. Área 3 - Gestão de Negócios, Economia e Mercados. Linha de pesquisa - Mercados e Sistemas Agroindustriais. Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (1992) e mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (1997). Atualmente é Professor no Departamento de Ciência e Economia da Universidade Federal de Alfenas - Campus Varginha. Atuou como assessor de gabinete - Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais e pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Política e Planejamento Governamentais, atuando principalmente nos seguintes temas:política agrícola, seguro agrícola, crédito rural, transferência de renda, agricultura familiar, propriedade intelectual. Atuou como relator da Câmara Técnica Estadual de Seguro e Crédito Rural do Conselho Estadual de Política Agricola e Coordenador do Comitê Gestor da Câmara Técnica. É um dos autores da proposta de criação do Programa Estadual de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural - Programa "MINAS + SEGURO". Coordenou a implantação e a execuação do Programa Estadual Minas + Seguro de 2007 a 2009. Foi o coordenador da Central de Gerenciamento de Projetos da Seapa e membro da Comissão de Avaliação e Acompanhamento do Acordo de Resultados junto à Secretaria de Estado de Planejamento.

Mariane Figueira, Pós-Doutoranda em Administração na UFLA

Possui Graduação em Relações Internacionais pela Universidade Católica de Brasília (2003), Mestrado (2008) e Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2013), incluindo Doutorado Sanduíche na Universidade de Gotemburgo, no Institute for Innovation and Entrepreneurship (IIE), na Suécia. Atualmente é Pós-Doutoranda em Administração na UFLA com foco em Inovação e Transferência de Conhecimento de Empresas Multinacionais Estrangeiras para Empresas Locais Brasileiras. Foi bolsista da FAPEMIG atuando como pesquisadora no Centro de Inteligência em Mercados da Universidade Federal de Lavras, no período de outubro de 2013 a abril de 2014. Seu interesse de pesquisa se relaciona aos temas: Gestão da Inovação; Inovação Organizacional e em Modelos de Negócios; Estratégias de Empresas Multinacionais do Setor de Sementes Geneticamente Modificadas e a Dinâmica de Plataformas de Negócios; e Geração de Inovação e Transferência de Conhecimento entre Empresas Multinacionais Estrangeiras com Subsidiárias no Brasil e Empresas Locais Brasileiras.

Joel Yutaka Sugano, Prof. Adjunto da Universidade Federal de Lavras UFLA - Lavras. Departamento de Administração e Economia - DAE

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (1996), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (1999), doutorado em Doctoral Program in Japanese Economy and Business - Osaka University (2005) e pós-doutorado pela Wageningen University - The Netherlands. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Lavras. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Estratégica e Gestão da Inovação Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação em modelos de negócios, empreendedorismo, liderança em plataformas de negócios, plataforma de negócios no ambiente da Web, plataforma de negócios no agribusiness e estratégia empresarial.

Sabrina Soares da Silva, Prof. Adjunto da Universidade Federal de Lavras UFLA - Lavras. Departamento de Administração e Economia - DAE

Graduada (2005), Mestre (2007) e Doutora (2010) em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), com estágio doutoral na Universidade de Wageningen, Holanda. Atualmente é professora adjunta no Departamento de Administração e Economia da UFLA. Tem experiência na área de Administração Pública e Metodologia de Pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão ambiental, políticas públicas para o meio ambiente, educação ambiental, sustentabilidade, discursos sobre sustentabilidade, desenvolvimento sustentável, paradigmas ambientais e métodos de pesquisa nas Ciências Sociais. Atua nos cursos de graduação em Administração Pública presencial e a distância da UFLA, no mestrado e doutorado acadêmicos em Administração do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e no mestrado profissional do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável e Extensão (PPGDE). É coordenadora do PPGDE/UFLA.

Published

04.10.2018

How to Cite

Franco, J. M. C., Figueira, M., Sugano, J. Y., & Silva, S. S. da. (2018). Business Model and Innovation at a Public Company in the Agroindustrial Coffee Chain. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 17(4), 125–145. https://doi.org/10.5585/ijsm.v17i4.2598

Issue

Section

Technical Articles