RIAE - Nova equipe editorial
DOI:
https://doi.org/10.5585/riae.v19i1.17176Abstract
A Revista Iberoamericana de Estratégia (RIAE) está com novos editores. O novo editor chefe é José Eduardo Storopoli (UNINOVE) e a co-editora é Heidy Rodriguez Ramos (UNINOVE). Os esforços editoriais anteriores da RIAE, coordenados pelo editor chefe Fernando Serra (UNINOVE) e co-editores Manuel Portugal (UFLA) e Cláudia Cirani (UNINOVE), fizeram grandes avanços no posicionamento científico e também no rigor científico da revista. Em termos numéricos, a RIAE possui na base SPELL, um impacto de 5 anos (sem autocitações) de 0,298 contabilizando 109 citações.
Além disso, foram publicados diversos editoriais e manuscritos sobre as nuanças e idiossincrasias do processo de publicação de um manuscrito. A coleção de editoriais, rotulados de “como publicar?”, pode ser acessada no site da RIAE e encontra-se disponível no cabeçalho de navegação. Fruto de longas e profundas discussões, “como publicar?” abrange diversos temas, tais como: a estrutura de um manuscrito (introdução, revisão de literatura, construção de hipóteses, título, resumo, palavras-chave, etc.); questões metodológicas (trabalhos qualitativos, dados secundários, bibliometria, etc.); como escolher coautores; como elaborar revisões de submissões; etapas do processo editorial; resiliência e rejeição de submissões; normas APA; e recomendações para aumentar a possibilidade de publicação de artigos, dentre outros.
“Como publicar?” é utilizada por diversos professores, pesquisadores e alunos, por ser considerada um guia prático para navegar no universo de pesquisa e publicação científica. É importante frisar que “como publicar?” continuará como um importante bastião da RIAE. Nas próximas edições, os leitores poderão usufruir de novos manuscritos que serão adicionados a esta coletânea, sejam editoriais, artigos de perspectivas ou outras categorias de manuscrito.
A RIAE, além da troca dos editores, também expandiu a sua equipe de editores associados, que estão espalhados no Brasil e em diversos países ibero-americanos. Atualmente, os editores associados são: Claudia Cirani (UNINOVE), Christian Falaster (FURB), Fellipe Silva Martins (UNINOVE), María Isabel Arias (UNS – Argentina), Rosiele Fernandes (UFPB), Ivano Ribeiro (UNIOESTE), Danielli Backes (UFMT), Luiz Guerrazi (ISMAT - Portugal) e Vanessa Scaciotta (ISMAT - Portugal). Cada editor associado traz competências únicas para a RIAE de expertise teórico e metodológico.
Um dos grandes desafios atualmente da RIAE é sua indexação no Scopus. Este processo foi iniciado em 2019 e daremos continuidade até termos uma resposta final. Uma vez encerrado este processo, a RIAE comunicará aos seus stakeholders, além de notificar quaisquer novidades relevantes ao longo do processo.
Em relação ao escopo da revista, reforçamos nossa proposta de promoção e divulgação do conhecimento na área da estratégia, nas suas diversas perspectivas e aspectos teóricos, considerando: Estratégia e Desempenho; Liderança e Governança Estratégica; Formulação e Implementação da Estratégia; Estratégia Corporativa; Perspectivas Organizacionais e Sociológicas da Estratégia; Estratégia e Cooperação; Estratégia e Inovação; Estratégia e Negócios Internacionais; Estratégia e Empreendedorismo; e Estratégia e Marketing.
A RIAE adicionou ao seu escopo científico estudos sobre o fenômeno da América Latina que possui oportunidades únicas para pesquisadores construírem e testarem teorias, além de apresentar grandes desafios sociais (Aguinis et al., 2020). Portanto, a nossa revista estimula e prioriza submissões que tenham como foco o fenômeno da América Latina. Uma segunda adição ao escopo da RIAE é a inclusão do indivíduo como unidade de análise. Isto faz com que o rol de unidades de análise declarados na missão da RIAE seja “... estuda os indivíduos, organizações, nações, mercados e sociedade em geral.” Tal adição é necessária para que a RIAE possa acompanhar a fronteira do conhecimento em estratégia, em especial, uma corrente teórica que considera o indivíduo como o principal ator da estratégia organizacional: a estratégia comportamental (Powell, Lovallo & Fox, 2011).
Finalizando este editorial, apresentamos os artigos que compõem o primeiro número de 2020 da RIAE.
Iniciamos esta edição com o estudo de tendências de Luis Miguel Zanin e Júlio Araújo Carneiro da Cunha, que analisou as publicações em lógicas institucionais, indicando as possibilidades de estudos futuros para este campo, a partir de um estudo bibliométrico com o uso da técnica de pareamento bibliográfico.
Seguido da resenha de Simone Silva Vicente, Diego Nogueira Rafael, Nairana Radtke Caneppele Bussler, José Joaquim Filho e Rodrigo Nabarreto, que estudou a disciplina estratégia no periódico acadêmico Strategic Management Journal no período de 2007-2018, após a obra de Ramos-Rodrigues e Ruiz-Navarro (2004), por meio de um estudo bibliométrico que utilizou a técnica de co-citação.
O terceiro artigo, dos autores Lucy Carolina Elizalde-Bobadilla, Francisca Rojas-Santoyo e Rafael Leonardo Ochoa-Urrego, analisou a relação da estratégia e a estrutura organizacional no âmbito da Inovação não-P&D, que considera empresas que carecem de estruturas formais de P&D, a partir de uma revisão sistemática da literatura.
O quarto artigo, dos autores Edmilson Estevão da Silva, Patricia Viveiros de Castro Krakauer e Roberto Coda, identificou quais estágios do modelo de ciclo de vida organizacional (CVO) de Lester, Parnell e Carraher (2003) são pertinentes às startups brasileiras e apresenta recomendações estratégicas para cada estágio, a partir de um estudo empírico, considerando um total de 118 respostas.
O quinto artigo, dos autores Adriana Verissimo Karam-Koleski, Cristiano José Castro de Almeida Cunha, Solange Maria da Silva e Eduardo Moreira da Costa, estudou as práticas de compartilhamento de conhecimento utilizadas em “Comunidades de Prática (CoPs) Multialocadas”, que precisam se valer de práticas diferenciadas para compartilhar seu conhecimento, a partir de uma revisão integrativa com consulta às bases de dados Scopus, Web of Science e SciELO.
O sexto artigo, dos autores Carina Vasconcellos de Oliveira Rodriguez, Patricia Amelia Tomei e Bernardo Paraiso de Campos Serra, analisou o alinhamento pessoa-organização (Person-Organization fit ou P-O fit) e sua influência no engajamento de colaboradores, a partir de um estudo de caso em uma empresa multinacional do segmento industrial.
O sétimo artigo, dos autores Allison Manoel de Sousa, Rodrigo Rengel, Januário José Monteiro e Rodrigo Malta Meurer, analisou a relação da remuneração de executivos e o risco de 61 companhias dos setores de Abatedouros; Bancos; Construção de edifícios residenciais; Geração, transmissão e distribuição de energia elétrica; Locação de Imóveis, e; Telecomunicações, entre 2011 e 2017, por meio da estatística descritiva e do modelo multivariado em painel.
Encerrando a edição, o oitavo artigo, dos autores Gustavo Behling e Fernando César Lenzi, apresentou uma revisão de literatura sobre os elementos cognitivos que influenciam os modelos mentais de empreendedores na exploração de oportunidades.
Desejamos a todos uma excelente leitura!
José Eduardo Storopoli (Editor Chefe)
Heidy Rodriguez Ramos (Co-editora)
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Aguinis, H., Villamor, I., Lazzarini, S. G., Vassolo, R. S., Amorós, J. E., & Allen, D. G. (2020). Conducting Management Research in Latin America: Why and What’s in It for You? Journal of Management, 1–22. https://doi.org/10.1177/0149206320901581
Powell, T. C., Lovallo, D., & Fox, C. R. (2011). Behavioral strategy. Strategic Management Journal, 32(13), 1369–1386. https://doi.org/10.1002/smj.968
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