Alianças Mercadológicas Estratégicas e Elementos de Diferenciação na Cadeia da Carne Bovina no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v14i2.2056Palabras clave:
aliança comercial, coordenação, estratégia, marketingResumen
As alianças mercadológicas surgem como resposta às novas necessidades de mercado e às demandas do consumidor final. No entanto, essas iniciativas ainda apresentam dificuldades de organização e coordenação no âmbito do agronegócio e em especial, no setor da pecuária de corte brasileira. Este estudo busca descrever exemplos de alianças estratégicas deste setor, bem como identificar os elementos de diferenciação que influenciaram em seu desenvolvimento e permanência no mercado. Para tal, foi realizado um estudo dos conceitos de aliança mercadológica sob a ótica das cadeias produtivas do agronegócio, incluindo as principais dificuldades para a implantação das mesmas e um levantamento documental, para apresentar exemplos de alianças existentes no Brasil e elaborar um framework dos elementos que permitiram o êxito das alianças mercadológicas estudadas. Os resultados apontam que a perspectiva regional, a adoção de certificação específica, o pagamento de prêmio e o tamanho do grupo de produtores envolvidos são elementos de diferenciação que pode influenciar no êxito de determinada aliança neste setor.
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