Matriz Estratégica de Inteligência Competitiva

Autores

  • Mario Teixeira Reis Neto FUMEC - Universidade FUMEC -
  • Márcio de Lima Dusi Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro UFRRJ
  • Ricardo de Faria Leopoldo Centro Universitário UNA - Mestrado em Administração - MG
  • Luiz Rodrigo Cunha Moura Centro Universitário UNA - Mestrado em Administração - MG

DOI:

https://doi.org/10.5585/riae.v17i2.2541

Palavras-chave:

Inteligência Competitiva. Acionabilidade. Integridade.

Resumo

O objetivo deste trabalho é propor uma matriz de relacionamento entre os conceitos de Acionabilidade – do modelo FAROUT de  (Fleisher & Bensoussan, 2003) – e Integridade –(Marcial, Costa, & Curvelo,  2002) na Inteligência Competitiva (IC). Como metodologia, foi realizada uma pesquisa descritiva com um corte transversal único e aplicado a oito organizações escolhidas por conveniência do modelo, de setores diversos. Trata-se de um estudo qualitativo, setorial, exploratório de casos múltiplos. O Estudo produziu um modelo de análise associando acionabilidade e integridade de forma única. Como contribuição, foi elaborado uma proposta de matriz de relacionamento para verificar se as empresas possuem efetivamente uma área de IC e não de espionagem, especulação ou armazenagem; na matriz, os elementos constitutivos dos atributos da Acionabiliade e Integridade são medidos e classificados. Dentre as empresas pesquisadas, somente três delas demonstraram capacidade plena de construção de uma área de IC. A principal contribuição desse trabalho foi guardar similaridade com as ferramentas estratégicas tradicionais e associar dois conceitos essenciais à verificação da capacidade competitiva da empresa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01.06.2018

Como Citar

Neto, M. T. R., Dusi, M. de L., Leopoldo, R. de F., & Moura, L. R. C. (2018). Matriz Estratégica de Inteligência Competitiva. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 17(2), 32–49. https://doi.org/10.5585/riae.v17i2.2541

Edição

Seção

Artigos