Conceitos Clássicos e Abordagens Correntes em Inteligência Competitiva: Um Estudo Bibliométrico de 2005 a 2015

Autores

  • Clébia Ciupak Universidade Federal de Mato Grosso e Universidade Nove de Julho.
  • Leonel Cezar Rodrigues Universidade Nove de Julho - São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v17i1.2570

Palavras-chave:

Inteligência Competitiva, Análise de Citações, Correntes Conceituais, Abordagem Evolutiva.

Resumo

Este artigo identificar os conceitos da Inteligência Competitiva conforme a abordagem dos principais autores referenciados visando a mensuração da evolução do tema, por meio da caracterização das correntes conceituais e funcionais. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliométrica, em IC, nos anos de 2005 a 2015, período em que a IC começa a se firmar como principal provedora de informação nas organizações. Os dados foram coletados nos periódicos científicos da base internacional Web of Science. Os artigos compilados foram processados por meio do Software Bibexcel, gerando uma matriz de citações e co-citações, que processada, resultou na análise fatorial exploratória, permitindo relacionar os principais autores clássicos ou seminais no tema, bem como as principais correntes que os mesmos defendem. Apresenta-se como principal conclusão que todas as abordagens das correntes identificadas, seja no marketing, na gestão do conhecimento, nos negócios, na tecnologia entre outras, permitem às organizações uma melhor estruturação estratégica. Foi possível identificar também os autores atuais que continuam publicando, com base em suas pesquisas, sobre os temas clássicos bem como as evoluções das abordagens conceituais. Quanto à contribuição teórica destaca-se que de fato, há pouca pesquisa sobre os fundamentos teóricos da inteligência competitiva, deixando a descoberto áreas importantes, como maturidade de uso da inteligência em organizações e teoria dos processos de inteligência.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clébia Ciupak, Universidade Federal de Mato Grosso e Universidade Nove de Julho.

Professora da Universidade Federal de Mato Grosso. Doutoranda em Administração - Uninove.Mestre em Contabilidade - Unisinos.

Leonel Cezar Rodrigues, Universidade Nove de Julho - São Paulo

Professor do PPGA da Uninove - SPDoutor em Administração - Vanderbilt University – TN (EUA)

Downloads

Publicado

07.11.2018

Como Citar

Ciupak, C., & Rodrigues, L. C. (2018). Conceitos Clássicos e Abordagens Correntes em Inteligência Competitiva: Um Estudo Bibliométrico de 2005 a 2015. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 17(1), 45–61. https://doi.org/10.5585/ijsm.v17i1.2570

Edição

Seção

Artigos