Pontos de integração entre a gestão ambiental e da qualidade

Autores

  • Eliacy Pordeus

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v1i1.11

Palavras-chave:

gestão da qualidade, gestão ambiental, indústria de bebidas.

Resumo

A aceitação do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9000 pelo mercado mundial é inegável. Diversos estudos têm registrado os resultados das empresas que implantaram tal sistema em seu processo produtivo, mostrando como a norma está sendo interpretada de acordo com a realidade de setores diversos. Este artigo visa contribuir para a descrição de um sistema de gestão da qualidade ISO 9002, no setor industrial de bebidas, em uma filial da AMBEV. Uma análise dos resultados mostra um rígido controle no processo produtivo, porque uma pequena variação na produção já diferencia o tipo de produto. Além disso, ações de natureza ambiental têm o controle documental e operacional realizados pela gestão da qualidade, concretizando-se, então, a possibilidade de pontos de integração entre as duas gestões.

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Biografia do Autor

Eliacy Pordeus

Ha desarrollado actividades profesionales en el  ámbito público,  privado y universitario, destacándose su participación en actividades de emprendimiento e incubación de empresas. Áreas de investigación en International Entrepreneurship y Business History. Actualmente se desempeña como Académico  de la Facultad de Economía y Empresa  de la Universidad Diego Portales.

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Publicado

29.11.2007

Como Citar

Pordeus, E. (2007). Pontos de integração entre a gestão ambiental e da qualidade. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 1(1), 33–40. https://doi.org/10.5585/ijsm.v1i1.11

Edição

Seção

Artigos