Customização de massa: mais tecnologia, menos propaganda e satisfação do cliente

Autores

  • Mônica Heloísa Braga Vasques

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v1i1.15

Palavras-chave:

customização de massa, flexibilidade, adiamento, tecnologia, padronização.

Resumo

Este artigo apresenta a customização de massa como uma estratégia de marketing individual, voltada para o atendimento ao cliente, e enfatiza a sensibilidade, a flexibilidade e a elasticidade propiciada, no processo, pela tecnologia. Nesta abordagem, são elencadas as vantagens da customização e seus princípios de flexibilidade: o adiamento, o resseqüenciamento e a padronização do processo. O artigo também foca o sucesso da Hewlett-Packard, em razão de sua capacidade de integrar os projetos de produtos, processos e redes de fornecimento. Por fim, questiona se a customização não estaria a anunciar a ‘morte’ da propaganda, e se a inteligência, por meio da tecnologia, não criaria uma relação ‘fatal’, customizante com cada cliente, vendendo cada vez mais.

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Publicado

29.11.2007

Como Citar

Vasques, M. H. B. (2007). Customização de massa: mais tecnologia, menos propaganda e satisfação do cliente. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 1(1), 65–68. https://doi.org/10.5585/ijsm.v1i1.15

Edição

Seção

Artigos