O líder e o processo de aprendizagem organizacional: um estudo em grupos de trabalho de atendimento aos clientes em agências bancárias

Autores

  • Wilson Aroma
  • Adriana Camejo

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v2i1.26

Palavras-chave:

líderes, aprendizagem organizacional, bancos, pessoal de atendimento.

Resumo

Este artigo trata da influência dos líderes na facilitação do processo de aprendizagem, em agências bancárias, do grupo de atendimento a clientes, entendendo que esse serviço é um diferencial competitivo para as organizações. Fundamenta-se em uma pesquisa exploratória realizada na cidade de São Paulo, por meio da qual se procedeu ao levantamento de dados qualitativos, em entrevista com 12 funcionários de atendimento de agências bancárias de três diferentes bancos privados nacionais. Para interpretação dos dados obtidos, utilizou-se a Análise de Conteúdo. Os resultados mostraram que os líderes com traços de liderança de características transformacionais conseguiam propiciar um ambiente mais favorável à aprendizagem dos funcionários do que aqueles com traços transacionais, muito embora os ambientes de trabalho pesquisados fossem altamente controlados, baseados no cumprimento de rotinas, exigindo da gerência uma liderança voltada mais para aliviar frustrações do que para gerar transformações.

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Publicado

11.12.2007

Como Citar

Aroma, W., & Camejo, A. (2007). O líder e o processo de aprendizagem organizacional: um estudo em grupos de trabalho de atendimento aos clientes em agências bancárias. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 2(1), 51–60. https://doi.org/10.5585/ijsm.v2i1.26

Edição

Seção

Artigos