Terceiro setor: a construção de uma economia da solidariedade
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v2i1.32Palavras-chave:
terceiro setor, economia da solidariedade, responsabilidade social, ONGs, projetos sociais.Resumo
O terceiro setor cresce no Brasil e ocupa espaço político, econômico e social, apresentando uma diversidade de entidades formais ou movimentos informais, defensores das mais variadas causas – meninos de rua, AIDS, meio ambiente, qualificação profissional, mulher, pequenos produtores, entre tantas outras que representam as lutas sociais no Brasil. Nesse contexto, este artigo procura levantar pontos para discussão sobre a importância do setor no país como alternativa de organização da sociedade em relação à sua realidade e necessidades, além de enfatizar a importância econômica desse segmento no PIB, mercado de trabalho e investimento de capital. Primeiro, apresenta-se um breve histórico do terceiro setor; segundo, realiza-se um debate a respeito do conceito; terceiro, evidenciam-se os aspectos econômicos e as perspectivas que, no Brasil, a ele se apresentam.