Turismo, relações internacionais e negócios: uma abordagem às ações transnacionais e supranacionais

Autores

  • Sergio Luiz de Souza Vieira
  • Gloria Maria Widmer
  • Ana Julia de Souza Melo

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v4i1.77

Palavras-chave:

Globalização. Soberania. Supranacionalismo. Transnacionalismo. Turismo.

Resumo

As atividades  turísticas,  importante  segmento econômico  da  humanidade,  necessitam  mais atenção por parte das Ciências Sociais Aplicadas, em especial das relações internacionais. Este artigo busca iniciar uma discussão sobre o tema, partindo das construções conceituais de transnacionalismo e supranacionalismo, assim como da reconstrução da noção de soberania nacional, uma vez que, para o estabelecimento das atividades turísticas globalizadas,  as  nações,  em  nome  de  sua  soberania, acabam adaptando  seus  códigos  legislativos  aos ditames das convenções internacionais, visando à criação de empregos e renda e ao desenvolvimento  sociocultural, econômico e tecnológico  gerado por atividades turísticas que movimentam trilhões de dólares anuais.

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Publicado

20.12.2007

Como Citar

Vieira, S. L. de S., Widmer, G. M., & Melo, A. J. de S. (2007). Turismo, relações internacionais e negócios: uma abordagem às ações transnacionais e supranacionais. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 4(1), 99–106. https://doi.org/10.5585/ijsm.v4i1.77

Edição

Seção

Artigos