Aumento da competição no varejo e seu impacto na indústria
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v5i2.135Palavras-chave:
Competição. Indústria. Varejo.Resumo
Durante muito tempo as indústrias, principalmente as detentoras de marcas fortes e com atuação multinacional, impuseram suas condições aos varejistas que eram, em sua maioria, pequenas empresas com atuação regional. Em pesquisa realizada com dez executivos das áreas de marketing, trade marketing e vendas de fabricantes com faturamento acima de 100 milhões de reais por ano, detectou-se que recentes mudanças verificadas no varejo, como a globalização de supermercados, a consolidação das redes supermercadistas, o fortalecimento de marcas próprias, a expansão de novos formatos varejistas, a organização de centrais de negócios, a concorrência entre varejos de for-matos distintos e o varejo on-line, inverteram essa relação de força. Pressionadas pelos varejistas, agora mais fortes, as indústrias estão tendo queda em seus resultados. Com o objetivo de reverter essa situação, o marketing mix está sendo revisto, para torná-lo mais adequado à necessidade dos varejistas, com produtos e preços confeccionados por canal de distribuição e maiores investimentos em trade marketing. As estruturas dos fabricantes também sofreram alterações, com destaque para realização da pesquisa, foram entrevistados, no primeiro semestre de 2006, 20 executivos das áreas de marketing, trade marketing e vendas de fabricantes com faturamento acima de 100 milhões de reais por ano. Essas indústrias foram escolhidas por serem maiores e, supostamente, disporem de recursos humanos e financeiros necessários para enfrentar as mudanças. Foi utilizado um questionário semi-estruturado, com roteiro preestabelecido e testado, que investigou as transformações ocorridas, sua interferência no resultado industrial, os impactos nas estratégias de marketing e as modificações na estrutura de marketing e de vendas.