Ferrovia brasileira: concessão pública para uso privado
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v5i2.136Palavras-chave:
Ferrovia. Privatização. Transportes.Resumo
Ao analisar a reprivatização das ferrovias brasileiras e os principais produtos transportados, constatou-se que apenas um pequeno leque de mercadorias compõe a maior parte do que é conduzido. Verifica-se ainda que, em sua maioria, esses produtos pertencem aos acionistas dessas novas empresas, o que resulta em uma situação atípica, na qual o empresário ferroviário é cliente de si mesmo. Inicialmente, este estudo traz um breve histórico das privatizações/reestatizações na área, que servirá de base para a discussão em torno desse processo. Em seguida, são destacadas a composição acionária das “novas” ferrovias brasileiras e a participação de cada uma delas em relação ao conjunto da carga transportada, além das características desses produtos. Por fim, listam-se, de forma agregada, os produtos transportados pelas ferrovias e estabelece-se sua relação com os respectivos acionistas das companhias.