Ferrovia brasileira: concessão pública para uso privado

Autores

  • Ivanil Nunes Uninove/Prolam-USP

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v5i2.136

Palavras-chave:

Ferrovia. Privatização. Transportes.

Resumo

Ao analisar a reprivatização das ferrovias brasileiras e os principais produtos transportados, constatou-se que apenas um pequeno leque de mercadorias compõe a maior parte do que é conduzido. Verifica-se ainda que, em sua maioria, esses produtos pertencem aos acionistas dessas novas empresas, o que resulta em uma situação atípica, na qual o empresário ferroviário é cliente de si mesmo. Inicialmente, este estudo traz um breve histórico das privatizações/reestatizações na área, que servirá de base para a discussão em torno desse processo.  Em seguida, são destacadas a composição acionária das “novas” ferrovias brasileiras e a participação de cada uma delas em relação ao conjunto da carga transportada, além  das  características  desses  produtos.  Por fim, listam-se, de forma agregada, os produtos transportados pelas ferrovias e estabelece-se sua relação com os respectivos acionistas das companhias.

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Publicado

27.12.2007

Como Citar

Nunes, I. (2007). Ferrovia brasileira: concessão pública para uso privado. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 5(2), 109–119. https://doi.org/10.5585/ijsm.v5i2.136

Edição

Seção

Artigos