Estudo exploratório do construto de materialismo no contexto de consumidores de baixa renda do Município de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v6i1.1219Palavras-chave:
Baixa renda. Comportamento do consumidor. Construção de escalas. Marketing. Materialismo.Resumo
No Brasil, o estudo do materialismo, tal como entendido por Belk (1985) ou por Richins e Dawson (1992), tem sido negligenciado, a despeito de sua centralidade na literatura de comportamento do consumidor. Neste artigo, parte-se das duas principais escalas disponíveis para mensuração desse construto e testa-se sua aplicabilidade no contexto de consumidores de baixa renda do Município de São Paulo. Comparações baseadas em amostras- piloto mostram que a escala de Richins (2004) adapta-se melhor ao público-alvo do estudo. Na seq�ência, testes das relações entre materialismo e variáveis sociodemográficas, com base em uma amostra domiciliar probabilística de 450 indivíduos de baixa renda, moradores em distritos pobres do Município de São Paulo, revelam resultados coerentes com estudos anteriores sobre a diferença entre os contextos socioeconômico, demográfico e cultural. Em conclusão, sugere-se a investigação do materialismo em outros segmentos sociais brasileiros e recomenda-se a realização de estudos interculturais.Downloads
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Publicado
01.09.2008
Como Citar
Ponchio, M. C., Aranha, F., & Todd, S. (2008). Estudo exploratório do construto de materialismo no contexto de consumidores de baixa renda do Município de São Paulo. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 6(1), 13–22. https://doi.org/10.5585/ijsm.v6i1.1219
Edição
Seção
Artigos