Programas de melhoria da qualidade: um estudo exploratório nas construtoras brasileiras de grande porte

Autores

  • Silvia Helena Boarin Pinto
  • Marly Monteiro de Carvalho
  • Linda Lee Ho
  • Sharon Rigazzo Flores

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v7i1.971

Palavras-chave:

Programas de qualidade. Setor da construção.

Resumo

Este artigo tem por objetivo identificar as principais características da adoção dos programas de melhoria da qualidade nas grandes empresas brasileiras do setor da construção. O foco deste estudo são os modelos mais adotados, tais como a norma ISO 9001:2000, a ISO 14001, o Seis Sigma e o Total Quality Management (TQM) Foi realizado um estudo exploratório em sete empresas de grande porte (aproximadamente 47% do total), extraídas da lista “500 Maiores e Melhores Empresas do Brasil”, da Revista Exame, ano base de 2005, de um total de 15 empresas do setor da construção, que fazem parte desta relação. Os resultados obtidos demonstram que as empresas estão adotando programas de qualidade que utilizam ferramentas mais básicas e apresentam dificuldades na contabilização de seus recursos.

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Publicado

18.03.2009

Como Citar

Pinto, S. H. B., Carvalho, M. M. de, Ho, L. L., & Flores, S. R. (2009). Programas de melhoria da qualidade: um estudo exploratório nas construtoras brasileiras de grande porte. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 7(1), 45–52. https://doi.org/10.5585/ijsm.v7i1.971

Edição

Seção

Artigos