Ascensão e declínio de empresas de sucesso: estudo bibliométrico sobre o paradoxo de Ícaro

Autores

  • Marcio Augusto Lassance Cunha Filho Universidade Nove de Julho-UNINOVE, São Paulo
  • Eliane Herrero Universidade Nove de Julho-UNINOVE, São Paulo
  • Claudia Cristina Martins de Mello Universidade Nove de Julho-UNINOVE, São Paulo
  • Douglas Vidal Universidade Nove de Julho-UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v18i1.2741

Palavras-chave:

Danny Miller, Paradoxo de Ícaro, declínio das empresas, estudo bibliométrico.

Resumo

Objetivo do estudo: Neste estudo, nosso objetivo foi examinar a extensão de artigos publicados com citações ao livro de Danny Miller (1990), O Paradoxo de Ícaro, e identificar as frentes de pesquisa atuais que usam a obra com referência.

Metodologia/abordagem: Este é um estudo bibliométrico com a técnica de pareamento bibliográfico.

Originalidade/Relevância: A identificação e compreensão dos fenômenos que podem levar algumas empresas de sucesso ao insucesso e de estudos que identifiquem e sugiram reflexões sobre o assunto encontra relevância para a pesquisa nas áreas das ciências sociais, especialmente no campo da estratégia organizacional.

Principais resultados: Identificamos cinco fatores que englobam os principais artigos que referenciam o livro de Miller (1990). Os temas liderança transformadora e ambiente, vantagens competitivas, recursos, processos de mudanças e percepção de oportunidades mostram as principais correntes de pesquisa que consideram e referenciam os achados de Danny Miller. Esses fatores estão voltados à pesquisa de estratégias organizacionais para a preservação da vantagem competitiva, com identificação de problemas que podem levar as empresas ao declínio.

Contribuições teóricas/metodológicas: Em nosso estudo, há uma descrição prática e detalhada do método bibliométrico com análise de citações e pareamento, utilizando a Análise Fatorial Exploratória como ferramenta para as análises. Ainda, esperamos que a descrição dos fatores possa orientar futuros pesquisadores na verificação das tendências de pesquisa sobre o tema abordado.

Contribuições sociais/para a gestão: A identificação e compreensão dos fenômenos que podem levar algumas empresas de sucesso ao declínio são relevantes para os gerentes e líderes organizacionais que podem, ao reconhecer fatores de perda de vantagem competitiva, elaborar outras estratégias de ação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Augusto Lassance Cunha Filho, Universidade Nove de Julho-UNINOVE, São Paulo

Doctorate student

Eliane Herrero, Universidade Nove de Julho-UNINOVE, São Paulo

Doctorate student

Claudia Cristina Martins de Mello, Universidade Nove de Julho-UNINOVE, São Paulo

Doctorate student

Douglas Vidal, Universidade Nove de Julho-UNINOVE, São Paulo

Doctorate student

Downloads

Publicado

02.01.2019

Como Citar

Cunha Filho, M. A. L., Herrero, E., Mello, C. C. M. de, & Vidal, D. (2019). Ascensão e declínio de empresas de sucesso: estudo bibliométrico sobre o paradoxo de Ícaro. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 18(1), 139–154. https://doi.org/10.5585/ijsm.v18i1.2741

Edição

Seção

Resenhas de Livros e Resenhas Críticas