O pensamento do estrategista: fatores que asseguram a tomada de decisões estratégicas nas pequenas e médias empresas

Autores

  • Werner Duarte Dalla Professor de Pós-graduação no Centro Universitário Pitágoras.
  • Carlos Alberto Gonçalves Núcleo de Enseñanza e Investigación en Marketing y Estratégica de Operaciones - FUMEC – MG – Brasil carlos@face.ufmg.br, Brasil
  • Reynaldo Maia Muniz Vice-diretor da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v8i2.1641

Palavras-chave:

Pensamento Estratégico, Tomada de decisão, Método Repertório Grid, Desempenho organizacional

Resumo

O comportamento organizacional está associado à tomada de decisão estratégica adotada por agentes indutores internos, considerados estrategistas. Esse comportamento leva a organização a buscar melhor desempenho em posições de mercado e no uso de recursos tangíveis e intangíveis. Este trabalho propõe avançar no entendimento de como esses agentes atuam na formulação de estratégias, elaboram heurísticas, conduzem os negócios nessa busca por melhor desempenho. Para tanto, adotou-se o método RepGrid (Kelly, 1955) aplicado a proprietários de pequenas e médias empresas (PMEs) em uma região produtora de calçados de Nova Serrana – MG. Os resultados identificaram os fatores de atenção dos agentes na elaboração de estratégias, os quais centralizam a decisão no dirigente e em seus sócios; baseiam-se em resultados financeiros; avaliam tanto as questões internas atuais quanto as externas de mercado; e conduzem um processo emergente e pouco formalizado.

 

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Biografia do Autor

Werner Duarte Dalla, Professor de Pós-graduação no Centro Universitário Pitágoras.

Mestre em Administração pela UFMG, com enfoque em estratégia, MBA em Gestão Empresarial pela FGV e Graduação em Engenharia Civil pela UFMG. Co-autor do Livro "Manual de Ferramentas de Estratégia Empresarial". Professor de Pós-graduação no Centro Universitário Pitágoras. Consultor em Gestão Empresarial, com atuação em empresas como ArcelorMittal, Gerdau, Votorantim Metais, Banco Santander, Banco Fator, Governo de MG, entre outros.

Carlos Alberto Gonçalves, Núcleo de Enseñanza e Investigación en Marketing y Estratégica de Operaciones - FUMEC – MG – Brasil carlos@face.ufmg.br, Brasil

Professor Pesquisador Face - Fumec - Ufmg; Campo temático de atuação: Estratégia e comportamento de Organizações Orientadas para Mercados; consultor de pesquisa de mercado;

Reynaldo Maia Muniz, Vice-diretor da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorado em Ciência Política e Administração Pública - Universidad Complutense de Madrid (1998) e Mestrado em Ciência Política pela UFMG (1984) e Coordenador do DEAN – Núcleo de pesquisa de estudos de Estratégia de desempenho da firma. Vice-diretor da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais e professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência e elaborado pesquisas nos seguintes temas: poder, políticas públicas, gestão intergovernamental, estratégia e reputação organizacional.

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Publicado

23.12.2009

Como Citar

Dalla, W. D., Gonçalves, C. A., & Muniz, R. M. (2009). O pensamento do estrategista: fatores que asseguram a tomada de decisões estratégicas nas pequenas e médias empresas. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 8(2), 80–106. https://doi.org/10.5585/ijsm.v8i2.1641

Edição

Seção

Artigos