Benefícios e Limitações do Balanced Scorecard para Avaliação de Resultados Organizacionais em Treinamento, Desenvolvimento e Educação

Autores

  • Alexandre Laval Silva Universidade de Brasília
  • Gardênia da Silva Abbad Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v10i1.1695

Palavras-chave:

Treinamento e desenvolvimento, Avaliação, Balanced Scorecard.

Resumo

O presente estudo tem o objetivo de analisar a adequação da abordagem contida no Balanced Scorecard (BSC) para avaliação das atividades de Treinamento, Desenvolvimento e Educação (TD&E). O artigo foi estruturado da seguinte forma: após realizar uma contextualização sobre o tema, foi apresentada a metodologia do BSC, foram apresentados os principais benefícios e limitações do BSC, a revisão bibliográfica a respeito de avaliação em TD&E e posteriormente foi desenvolvido um estudo de caso sobre a implantação do BSC em uma organização. Concluiu-se que o principal benefício da utilização do BSC é a possibilidade de obtenção de alinhamento estratégico entre os treinamentos e os objetivos organizacionais e que a principal limitação é a falta de embasamento científico para comprovação da relação de causa e efeito entre ações de TD&E e demais perspectivas preconizadas pelo BSC, por fim, foi proposta uma agenda para futuras pesquisas.

DOI:10.5585/riae.v10i.1695

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Biografia do Autor

Alexandre Laval Silva, Universidade de Brasília

Aluno de Doutorado do Programa de Pos-Graduação em Administração da UnB

Gardênia da Silva Abbad, Universidade de Brasília

Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Professora nos Programas de Pós-Graduação em Psicologia e Administração na UnB. Diretora do Instituto de Psicologia da UnB. Sua área de interesse em pesquisa é Treinamento, Desenvolvimento e Educação.

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Publicado

03.06.2011

Como Citar

Silva, A. L., & Abbad, G. da S. (2011). Benefícios e Limitações do Balanced Scorecard para Avaliação de Resultados Organizacionais em Treinamento, Desenvolvimento e Educação. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 10(1), 04–28. https://doi.org/10.5585/ijsm.v10i1.1695

Edição

Seção

Artigos