Motivações para a Internacionalização e Modos de Entrada nos Mercados Externos

Autores

  • Manuel Aníbal Silva Portugal Vasconcelos Ferreira globADVANTAGE - Center of Research on International Business & Strategy - Instituto Politécnico de Leiria - Portugal
  • Fernando Ribeiro Serra Unisul Business School
  • Nuno Rosa Reis globADVANTAGE – Center of Research on International Business & Strategy

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v10i1.1719

Palavras-chave:

Motivações para a Internacionalização, Procura de Recursos Estratégicos, Procura de Mercado, Modos de Entrada nos Mercados Externos, Seleção dos Mercados.

Resumo

As motivações para a internacionalização das empresas devem influenciar a seleção dos modos de entrada nos mercados externos. Neste artigo usamos a classificação de John Dunning (1993) que distingue quatro motivos - procura de mercado, de recursos, de eficiência e de recursos estratégicos – discutindo conceptualmente qual o impacto sobre os modos de entrada escolhidos. As formas e estratégias das empresas multinacionais (EMNs) são escolhidas num quadro alargado onde convergem motivações com a exploração ou prospecção de vantagens específicas à empresa. A nossa análise é suportada num conjunto de proposições teóricas. O resultado é que as EMNs precisam desenvolver a melhor combinação possível de estratégia-estrutura para as suas operações internacionais, mas fazendo uma análise casuística de cada operação individual. Contribuímos, assim, para compreender melhor a seleção dos modos de entrada como enquanto reflexo de opções ou motivações estratégicas.

DOI:10.5585/riae.v10i.1719

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Biografia do Autor

Manuel Aníbal Silva Portugal Vasconcelos Ferreira, globADVANTAGE - Center of Research on International Business & Strategy - Instituto Politécnico de Leiria - Portugal

Portugal portugal@estg.ipleiria.pt

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Publicado

03.06.2011

Como Citar

Vasconcelos Ferreira, M. A. S. P., Serra, F. R., & Reis, N. R. (2011). Motivações para a Internacionalização e Modos de Entrada nos Mercados Externos. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 10(1), 29–54. https://doi.org/10.5585/ijsm.v10i1.1719

Edição

Seção

Artigos
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