O Balanced Scorecard como Framework para a Ação Estratégica

Autores

  • Maxwell dos Santos Celestino Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, RN
  • José Dionísio Gomes da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v10i3.1747

Palavras-chave:

Balanced Scorecard, Estratégia, Desempenho, Framework.

Resumo

O professor Robert Kaplan e o consultor David Norton propuseram inicialmente o Balanced Scorecard há 19 anos . Desde aquela época, o conceito tem sido adotado pelos mais variados tipos de organizações - de manufatura e serviços, com fins e sem fins lucrativos, públicas e privadas - em praticamente todas as nações desenvolvidas e em desenvolvimento no mundo. Durante estes 19 anos, o Balanced Scorecard evoluiu de seu propósito inicial de um sistema melhorado de medição de desempenho para se tornar a base de um novo sistema de gestão, que alinha e foca toda a organização nas ações de estabelecer e aperfeiçoar a sua estratégia. Essa evolução e aprimoramento do conceito do Balanced Scorecard foram documentados através de artigos adicionais na revista de negócios da Universidade de Harvard (Harvard Business Review) e publicação de diversos livros. Mas, devido as rápidas mudanças que têm ocorrido nos últimos dezenove anos, buscamos evidenciar o atual estado-da-arte e mostrar como se tornar uma organização focada na estratégia utilizando o Balanced Scorecard nos processos críticos da organização. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico nos últimos anos na área de Scorecards com a pretensão de a partir deste trabalho, estender os estudos para aplicações dos seus resultados permitindo a análise da interdependência entre os recursos tangíveis e intangíveis, considerando não apenas o desempenho da empresa em um ponto no tempo, mas sua trajetória temporal e dinâmica sistêmica.

DOI:10.5585/riae.v10i3.1747

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maxwell dos Santos Celestino, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, RN

Professor Assistente do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

José Dionísio Gomes da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991) e Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Vice-Diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas -CCSA, da UFRN(mandato 2011/2015).

Downloads

Publicado

02.12.2011

Como Citar

Celestino, M. dos S., & da Silva, J. D. G. (2011). O Balanced Scorecard como Framework para a Ação Estratégica. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 10(3), 147–172. https://doi.org/10.5585/ijsm.v10i3.1747

Edição

Seção

Artigos