Comportamento estratégico: estudo de caso em uma organização do setor sucroenergético brasileiro

Autores

  • Alex Fernando Borges Universidade Federal de Lavras
  • Sidney Pimenta Alvim Júnior Universidade Federal de Uberlândia - Faculdade de Ciências Integradas do Pontal
  • Daniel Leite Mesquita Universidade Federal de Lavras
  • Alessandro Gomes Enoque Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v13i1.2032

Palavras-chave:

Comportamento estratégico, Posicionamento, Tipologia, Miles e Snow, Estudo de caso.

Resumo

O objetivo do presente trabalho consistiu em compreender o comportamento estratégico de uma organização do setor sucroenergético brasileiro. Especificamente, buscou-se descrever como ocorreu o processo de entrada da organização no setor sucroenergético brasileiro e categorizar o comportamento e o posicionamento estratégico da organização a partir da aplicação da tipologia de Miles e Snow (1978). A partir de uma pesquisa qualitativa, efetuou-se um estudo de caso por meio de pesquisa documental e de entrevistas semiestruturadas junto a três diretores de uma das unidades da organização estudada. Também foi utilizado um questionário fechado, elaborado por Conant et al. (1990) e adaptado por Gardelin (2010), com o objetivo de categorizar as estratégias utilizadas pela organização. Os resultados indicaram que a organização estudada possui um padrão de comportamento híbrido, variando entre prospector e analítico, caracterizando o posicionamento da empresa a partir de uma dupla estratégia: ora prospectando o ambiente e o setor competitivo, introduzindo uma perspectiva inovadora em sua atuação interna e externa; ora analisando estes contextos internos e externos na busca de uma inserção no mercado local e internacional mais efetiva. Logo, a tipologia de Miles e Snow apresenta-se como importante instrumento de pesquisa para a análise e adoção de determinados posicionamentos estratégicos e para a tomada de decisão, mostrando-se assim como quadro de referência para a realização de estudos que procurem compreender a realidade estratégica organizacional.

 

DOI:10.5585/riae.v13i1.2032

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Fernando Borges, Universidade Federal de Lavras

Doutorando em Administração - PPGA/UFLAProfessor Assistente - FACIP/UFU

Sidney Pimenta Alvim Júnior, Universidade Federal de Uberlândia - Faculdade de Ciências Integradas do Pontal

Graduado em Administração - FACIP/UFU

Daniel Leite Mesquita, Universidade Federal de Lavras

Doutorando em Administração - PPGA/UFLA

Alessandro Gomes Enoque, Universidade Federal de Uberlândia

Professor Adjunto - FACIP/UFU

Downloads

Publicado

01.03.2014

Como Citar

Borges, A. F., Alvim Júnior, S. P., Mesquita, D. L., & Enoque, A. G. (2014). Comportamento estratégico: estudo de caso em uma organização do setor sucroenergético brasileiro. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 13(1), 80–92. https://doi.org/10.5585/ijsm.v13i1.2032

Edição

Seção

Artigos