Estratégias de internacionalização de empresas multinacionais brasileiras e avaliação das dimensões culturais nacionais: estudo de caso setor de fabricação de implementos agrícolas
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v13i2.2006Palavras-chave:
, multinacionais brasileiras, investimento direto estrangeiro, globalização, multinacionais latino-americanas e multinacionais de países emergentesResumo
Este artigo tem por objetivo esboçar um quadro evolutivo das multinacionais brasileiras, a partir da perspectiva do desenvolvimento das multinacionais latino-americanas, sob o ponto de vista de sua inserção no processo de globalização. Busca-se caracterizar o perfil típico destas empresas de acordo com o Modelo de Dunning para se confirmar se esta tipologia ainda se adéqua a caracterização das estratégias de internacionalização. De forma complementar, utiliza-se a Teoria das Dimensões Culturais de Hofstede como meio de descrever a influência dos fatores culturais no processo decisório das empresas e disposição à internacionalização e multinacionalização. Ao fazer isto, verificou-se em que medida o alinhamento estratégico está orientado á metas em termos de: (i) exploração de recursos naturais e vantagens de custos de mão de obra não qualificada (resource seeking); (ii) vantagens de localização e sinergias de mercado (market seeking); (iii) investimentos orientados à busca de ativos estratégicos do tipo efficiency seeking (aquelas que buscam racionalizar a produção e explorar economias de especialização e localização); (iv) investimentos do tipo strategic asset seeking (voltados à aquisição de recursos e competências com o objetivo de incrementar sua competitividade por meio de da inovação e crescimento das capacidades estratégicas). Pretende-se também sumarizar o quadro referencial que possibilite o desenvolvimento de uma agenda futura de pesquisas para o delineamento das principais estratégias, das políticas públicas dos Estados Nacionais e também as estratégias financeiras destas empresas.
DOI:10.5585/riae.v13i2.2006
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