Cadeia de valores na gestão de custos: uma análise estratégica em cooperativas agropecuárias paranaenses
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v13i2.2058Palavras-chave:
Cadeia de Valores. Estratégia Competitiva. Gestão de Custos.Resumo
O objetivo do presente estudo é analisar sob o contexto estratégico a cadeia de valores na gestão de custos em cooperativas agropecuárias do Estado do Paraná. A contribuição ao estado da arte do tema é direcionada a exploração de conceitos elaborados por diferenciados autores relacionados. A análise estratégico-competitiva busca identificar quais itens compõem a cadeia de valores das organizações e suas influências na execução, planejamento e controle de seus custos. A metodologia utilizada foi caracterizada como um estudo empírico-analítico, realizado por meio de pesquisa survey, de coleta, observação e análise dos dados. A escolha da amostra para envio dos questionários, direcionou-se diretamente à representatividade do setor agropecuário na economia paranaense e brasileira. Considerando as limitações da pesquisa, pôde-se constatar que a ligação entre as diferentes atividades das cooperativas agropecuárias, inicia-se na aquisição das matérias-primas, até a manutenção pós-vendas dos produtos por elas desenvolvidos. Com isso, as diferentes estratégias na gestão de custos dessas empresas, resultam na vantagem competitiva de mercado.
DOI:10.5585/riae.v13i2.2058
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.