Capacidades Dinâmicas e Sistema de Gestão Ambiental em Organização Militar da Marinha do Brasil

Autores

  • Romero Albuquerque Maranhão Universidade Nove de Julho - UNINOVE / Marinha do Brasil
  • Cláudia Echevenguá Teixeira Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT).

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v14i2.2069

Palavras-chave:

Capacidades Dinâmicas, Sistema de Gestão Ambiental, Organização Militar, Inovação.

Resumo

Capacidades Dinâmicas (CD) estão diretamente relacionadas ao sucesso organizacional visto que representam capacidades estratégicas de alto nível responsáveis pela articulação, reestruturação e criação de processos e rotinas organizacionais. A adoção, implementação e manutenção de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) fornece um arcabouço de inovação centrado na gestão de rotinas, processos, competências e capacidades, sendo, portanto, fonte de CD e de inovação. A pesquisa teve o objetivo de mapear e descrever as CD que suportam a adoção e manutenção de um SGA em Organização Militar. Para responder à questão de pesquisa foi adotada a metodologia qualitativa, por meio de estudo de caso único. As técnicas de coleta de dados foram entrevistas, análise de documentos e observação direta e participativa. Após a análise dos dados foram identificadas nove Capacidades Dinâmicas (otimização contínua do gerenciamento e controle de resultados; otimização do uso de água e energia; cultura sustentável; auditorias contínuas; capacitação continuada dos colaboradores; capacitação continuada do gestor ambiental; seleção de fornecedores; seleção de cooperativa; e renovação continuada das práticas de gestão ambiental) envolvidas no processo de adoção e manutenção do SGA da Organização Militar analisada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Romero Albuquerque Maranhão, Universidade Nove de Julho - UNINOVE / Marinha do Brasil

Biólogo, Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade Cândido Mendes, mestre em Geografia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Doutorando em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Atualmente, exerce a função de Assessor da Gerência de Apoio ao Licenciamento Ambiental da COGESN.

Cláudia Echevenguá Teixeira, Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT).

Pós-doutorada pela Universidade do Estado do Arizona (EUA). Doutora em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade de Sherbooke (Canadá), mestre em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Bióloga pela Universidade de Caxias do Sul. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e pesquisadora do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT).

Downloads

Publicado

01.06.2015

Como Citar

Maranhão, R. A., & Teixeira, C. E. (2015). Capacidades Dinâmicas e Sistema de Gestão Ambiental em Organização Militar da Marinha do Brasil. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 14(2), 121–136. https://doi.org/10.5585/ijsm.v14i2.2069

Edição

Seção

Artigos Tecnológicos