Gestão Estratégica em Empresas de Tecnologia da Informação: Um Estudo de Caso
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v12i3.1893Palavras-chave:
Setor de Tecnologia da Informação, Estratégia, Escolas de Estratégia, Estratégia como Prática.Resumo
O setor de Tecnologia da Informação (TI) é estratégico para a economia nacional. Esse setor, no Brasil, é composto em sua maior parte por empresas de micro e pequeno porte. Este artigo busca compreender como ocorre o processo de gestão estratégica em uma pequena empresa de TI, à luz das escolas de estratégia e da visão de estratégia como prática social. O método é o estudo de caso único de uma empresa de TI de pequeno porte, localizada no Rio Grande do Sul. Os dados revelaram que a empresa pesquisada adota uma administração estratégica informal e centralizada na diretoria, o que está relacionado à escola empreendedora de estratégia. Os dados também apontam a presença de características de outras escolas de estratégia na trajetória da empresa. Foi analisada a estratégia como prática social no nível estratégico e no nível tático da organização, por intermédio das orientações dos gerentes, suas interações com clientes e fornecedores, sua tomada de decisões, entre outras práticas do cotidiano. Os resultados do artigo lançam luz sobre o processo de gestão estratégica de micro e pequenas empresas de TI, gerando reflexões úteis para gestores de empresas com perfil semelhante à empresa pesquisada.
DOI:10.5585/riae.v12i3.1893
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