Economia solidária e estratégia: entre princípios e pragmatismo

Autores

  • Luís Miguel Luzio dos Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Saulo Fabiano Amâncio Vieira Universidade Estadual de Londrina - UEL, Paraná
  • Benilson Borinelli Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v12i4.2039

Palavras-chave:

Economia Solidária, Estratégia, Sustentabilidade

Resumo

As contradições do mundo contemporâneo atingem níveis alarmantes o que coloca em risco a sustentabilidade planetária, tanto em termos ambientais e sociais como econômicos, o que obriga a repensar o atual modelo econômico-produtivo. A Economia Solidária (ES) apresenta-se como uma alternativa ao sistema vigente, com centralidade na inclusão socioeconômica, na autogestão, na equidade e na solidariedade. O estudo aqui apresentado procurou identificar e analisar as estratégias utilizadas por três empreendimentos de economia solidária que conseguiram atingir um certo grau de consolidação e êxito diante dos demais empreendimentos congêneres em atuação na região de Londrina-PR. O artigo buscou, por meio de pesquisa exploratória, descritiva e qualitativa, via análise documental e entrevistas semiestruturadas junto aos principais dirigentes de cada um dos empreendimentos, entender a escolha das estratégias e sua atuação no mercado. Percebe-se que os modelos estratégicos convencionais não se aplicam à maioria dos empreendimentos solidários, considerando suas particularidades e propósitos. A questão e o ponto de tensão que emergem dessas experiências são como substituir ou combinar a lógica tradicional de maximização de lucro com a maximização da inclusão social e a sociabilidade alternativa, elementos fundamentais da Economia Solidária.

 

DOI:10.5585/riae.v12i4.2039

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Miguel Luzio dos Santos, Universidade Estadual de Londrina

Atualmente é professor Adjunto do curso de Administração da Universidade Estadual de Londrina e do Programa de Mestrado em Administração - PPGA/UEL.

Saulo Fabiano Amâncio Vieira, Universidade Estadual de Londrina - UEL, Paraná

Mestrado em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (2005) e doutorado em Administração pela Universidade Nove de Julho (2010). Atualmente é professor Adjunto do curso de Administração da Universidade Estadual de Londrina e do Programa de Mestrado em Administração - PPGA/UEL.

Benilson Borinelli, Universidade Estadual de Londrina

Atualmente é professor Adjunto do curso de Administração da Universidade Estadual de Londrina e do Programa de Mestrado em Administração - PPGA/UEL.

Downloads

Publicado

01.12.2013

Como Citar

Luzio dos Santos, L. M., Amâncio Vieira, S. F., & Borinelli, B. (2013). Economia solidária e estratégia: entre princípios e pragmatismo. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 12(4), 261–278. https://doi.org/10.5585/ijsm.v12i4.2039

Edição

Seção

Artigos