Inovatividade e performances social, ambiental e econômica em MPMES: uma investigação empírica

Autores

  • Eduardo Botti Abbade UFRGS, UNIFRA e FAPAS

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v13i3.2063

Palavras-chave:

Triple Botton Line, Inovatividade, Indústrias de transformação, Performance Ambiental, Performance Social.

Resumo

Ações de inovação empresarial representam esforços para identificar estratégias e ações adaptativas e pró-ativa frente à complexidade do ambiente de negócios, a fim de melhorar a performance organizacional. Além disso, é necessário considerar a performance organizacional de acordo com as três dimensões de sustentabilidade (econômica, social e ambiental). Este estudo investiga as relações entre a inovatividade e as performances social, econômica e ambiental em indústrias de transformação do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi realizada com a participação de 140 empresas. As relações hipotéticas do estudo foram estimadas por meio de análise de correlação e análise de regressão linear.  Os resultados sugerem um impacto significativo e positivo da inovatividade nas performances ambiental, social e econômicas, com impacto mais acentuado sobre a dimensão ambiental. Também os resultados sugerem que existe uma inter-relação acentuada entre as três dimensões da performance organizacional sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Botti Abbade, UFRGS, UNIFRA e FAPAS

Doutorando em Agronegócios pela UFRGS;Professor do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA);Professor da Faculdade Palotina (FAPAS).

Downloads

Publicado

01.09.2014

Como Citar

Abbade, E. B. (2014). Inovatividade e performances social, ambiental e econômica em MPMES: uma investigação empírica. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 13(3), 35–47. https://doi.org/10.5585/ijsm.v13i3.2063

Edição

Seção

Artigos