A relação entre pressão ambiental e comportamento estratégico: uma pesquisa em MPE do setor de autopeças

Autores

  • Dimas Ferreira Vidal Universidade Estácio de Sá
  • José Geraldo Pereira Barbosa Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE/UNESA)
  • Marco Aurélio Carino Bouzada Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE/UNESA)

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v13i3.2088

Palavras-chave:

Pressão ambiental. Escola Ambiental. Teoria Institucional. Comportamento Estratégico. Micro e Pequenas Empresas.

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar a relação entre pressões ambientais e comportamento estratégico de MPE pertencentes a um agrupamento comercial de autopeças. A pesquisa, de abordagem quantitativa e com finalidade descritiva foi conduzida por meio de uma survey respondida por 32 empresas de forma satisfatória. Os resultados indicaram a predominância da estratégia genérica “analítica”, composta por pouco mais da metade da amostra de empresas, em segundo lugar, a estratégia “defensiva” e por último, um número menor de empresas com estratégias “reativas”, de acordo com a classificação de comportamento estratégico de Miles e Snow. Uma análise de conglomerado efetuada a partir das pressões ambientais às quais estão sujeitas as empresas, resultou no agrupamento das mesmas em três grupos. Por sua vez, os resultados tanto do teste do qui-quadrado quanto da análise discriminante confirmatória não evidenciaram uma forte relação de dependência entre estratégias competitivas adotadas pelas empresas pesquisadas e pressões ambientais. Em certa medida, a conclusão adotada corrobora a teoria, já que o universo pesquisado (pequenas e micro empresas com grau leve a moderado de maturidade), aparentemente não seria o terreno mais fértil para a aplicação dos pressupostos da escola ambiental de estratégia. Outra possível explicação para este resultado, também apoiada na teoria, é o fato de, mesmo quando suas empresas estão sujeitas a pressões ambientais similares, cada dirigente pode interpretar o ambiente de forma individualizada, conforme sugere a abordagem cognitiva de estratégia.

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Biografia do Autor

Dimas Ferreira Vidal, Universidade Estácio de Sá

Mestre em Administração pela Universidade Estácio de Sá – UNESA Professor da Graduação em Administração da Universidade Estácio de Sá E-mail: dimasvidal@yahoo.com.br

José Geraldo Pereira Barbosa, Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE/UNESA)

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ Professor e Coordenador do Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial da Universidade Estácio de Sá (MADE/UNESA) E-mail: jose.geraldo@estacio.brTel.: 21 981814906

Marco Aurélio Carino Bouzada, Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE/UNESA)

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ Professor do Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial da Universidade Estácio de Sá (MADE/UNESA) E-mail: marco.bouzada@estacio.br

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Publicado

01.09.2014

Como Citar

Vidal, D. F., Pereira Barbosa, J. G., & Carino Bouzada, M. A. (2014). A relação entre pressão ambiental e comportamento estratégico: uma pesquisa em MPE do setor de autopeças. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 13(3), 48–62. https://doi.org/10.5585/ijsm.v13i3.2088

Edição

Seção

Artigos