Rede de negócios em empresas de telecomunicações: o caso Algar Telecom

Autores

  • Patricia Viveiros de Castro Krakauer Universidade de São Paulo - USP
  • Jaércio Alex Silva Barbosa Universidade de São Paulo
  • Rita de Cácia Rodrigues de Oliveira Knop

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v14i1.2147

Palavras-chave:

Rede de Negócios, Telecomunicações, Fundamentos Teóricos

Resumo

O presente estudo volta-se para a temática de rede de negócios em empresas de telecomunicações e tem como objeto de estudo a Algar Telecom, que se destaca por ser uma das empresas mais inovadoras e rentáveis no setor de telecomunicações. Com a pesquisa buscou-se investigar a intensidade da rede de negócios formada pela Algar Telecom, objetivando o entendimento de quais fundamentos teóricos podem ser aplicáveis ao setor de telecomunicações. Foi realizada uma revisão da literatura abordando temas relacionados às empresas de telecomunicações e rede de negócios, sendo que tais dados constituíram o alicerce para o desenvolvimento da pesquisa empírica. Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, qualitativa, optando-se pelo método de estudo de caso único. A análise do caso demonstrou que a rede de negócios da Algar Telecom tem baixa intensidade nas redes estudadas, sendo que seis fundamentos teóricos foram observados e apenas 2 em maior intensidade, mostrando que dada as particularidades do setor, nem todos os fundamentos podem ser aplicáveis. Este artigo contribui tanto academicamente ao ampliar o conhecimento sobre a temática quanto com a prática de empresas de telecomunicações inseridas em um ambiente volátil e altamente competitivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01.03.2015

Como Citar

Krakauer, P. V. de C., Barbosa, J. A. S., & Knop, R. de C. R. de O. (2015). Rede de negócios em empresas de telecomunicações: o caso Algar Telecom. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 14(1), 76–89. https://doi.org/10.5585/ijsm.v14i1.2147

Edição

Seção

Artigos