Estudos da estratégia como prática na perspectiva estruturacionista: exemplo de contribuição metodológica
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v14i1.2210Palavras-chave:
Estratégia como Prática, Teoria Estruturacionista, Holding Familiar, Ontologia, Metodologia, Abordagem Multimodal.Resumo
O artigo descreve o percurso ontológico e metodológico de coleta e análise de dados traçados em uma pesquisa sob os pressupostos da Estratégia como Prática (S-as-P) na perspectiva Estruturacionista. A investigação recaiu sobre a análise das práticas administrativas na formação de estratégias executadas pelos proprietários e consultores externos (Practitioners) membros do Conselho Consultivo de uma Holding Familiar de Grande Porte. Observando a Ontologia dos Potenciais como elemento do Estruturacionismo optamos por enquadrar a pesquisa na Abordagem Multimodal. Os métodos utilizados foram a Vídeo-etnografia com observação não participante, Entrevistas Abertas em profundidade e não dirigidas, e a Análise Documental. A operacionalização desta estrutura metodológica promoveu à pesquisa a profundidade analítica necessária aos pressupostos teóricos estruturacionistas da Análise da Conduta Estratégica e da Dualidade da Estrutura e, também, garantiram a validade e confiabilidade dos resultados. Destarte, o objetivo principal deste artigo é contribuir para promover futuros estudos da Estratégia como Prática na perspectiva Estruturacionista fornecendo uma estrutura (framework) descritiva detalhada desde os pressupostos ontológicos até a operacionalização das análises.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.