Impactos da adoção de atividades de responsabilidade social corporativa na estrutura organizacional: estudo das multinacionais alemãs no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v14i1.2191Palavras-chave:
responsabilidade social corporativa, tomada de decisão, contexto internacional, multinacionais.Resumo
Este estudo parte das seguintes questões: quais são os impactos da adoção de atividades de Responsabilidade Social Corporativa – RSC na estrutura organizacional das empresas, bem como o processo de tomada de decisão no contexto internacional, em especial as empresas brasileiras com capital alemão? Esse levantamento foi realizado com 76 empresas alemãs, da indústria de transformação, que atuam no Brasil, portanto, o presente estudo consiste numa pesquisa descritiva de natureza teórica-empírica, com abordagem quali-quantitativo de cunho descritivo, pois a motivação do estudo foi a de caracterizar os impactos da adoção das práticas de RSC na estrutura organizacional das empresas. No entanto, utiliza-se ferramentas de coleta e análise de dados quantitativas de modo a mapear o maior número possível de empresas para o estudo, garantindo a padronização das respostas e facilitando a compreensão do processo de inserção da RSC no Brasil. Observou-se que na coordenação das atividades de RSC, as empresas pesquisadas encontram-se em um estágio embrionário de inserção da RSC em suas estruturas. Concernente ao sistema de tomada de decisão considera-se as filiais brasileiras de multinacionais alemãs como ‘agentes ativas’ da gestão de RSC nos seus contextos locais. Destaca-se ainda, o fato da RSC ser relevante nas empresas pesquisadas face ao perfil dos responsáveis pelas atividades/programas de RSC e suas respectivas posições na estrutura organizacional. Dessa forma, a presente pesquisa contribui para a discussão da RSC como parte da estratégia da empresa e não mais como ações pontuais e isoladas utilizadas para ancorar ações de cunho propagandista.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.