Impactos da adoção de atividades de responsabilidade social corporativa na estrutura organizacional: estudo das multinacionais alemãs no Brasil

Autores

  • Evelize Welzel Universidade Federal de Santa Catarina
  • Reinhard Haupt Friedrich-Schiller-Universität Jena
  • Cibele Barsalini Martins Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v14i1.2191

Palavras-chave:

responsabilidade social corporativa, tomada de decisão, contexto internacional, multinacionais.

Resumo

Este estudo parte das seguintes questões: quais são os impactos da adoção de atividades de Responsabilidade Social Corporativa RSC na estrutura organizacional das empresas, bem como o processo de tomada de decisão no contexto internacional, em especial as empresas brasileiras com capital alemão? Esse levantamento foi realizado com 76 empresas alemãs, da indústria de transformação, que atuam no Brasil, portanto, o presente estudo consiste numa pesquisa descritiva de natureza teórica-empírica, com abordagem quali-quantitativo de cunho descritivo, pois a motivação do estudo foi a de caracterizar os impactos da adoção das práticas de RSC na estrutura organizacional das empresas. No entanto, utiliza-se ferramentas de coleta e análise de dados quantitativas de modo a mapear o maior número possível de empresas para o estudo, garantindo a padronização das respostas e facilitando a compreensão do processo de inserção da RSC no Brasil. Observou-se que na coordenação das atividades de RSC, as empresas pesquisadas encontram-se em um estágio embrionário de inserção da RSC em suas estruturas. Concernente ao sistema de tomada de decisão considera-se as filiais brasileiras de multinacionais alemãs como ‘agentes ativas’ da gestão de RSC nos seus contextos locais. Destaca-se ainda, o fato da RSC ser relevante nas empresas pesquisadas face ao perfil dos responsáveis pelas atividades/programas de RSC e suas respectivas posições na estrutura organizacional. Dessa forma, a presente pesquisa contribui para a discussão da RSC como parte da estratégia da empresa e não mais como ações pontuais e isoladas utilizadas para ancorar ações de cunho propagandista.

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Biografia do Autor

Evelize Welzel, Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Estratégia, Gestão e Sustentabilidade – NEEGES/UFSC.

Reinhard Haupt, Friedrich-Schiller-Universität Jena

É prof. emérito da Cátedra de Teoria Geral da Administração e Administração da Produção da  Friedrich-Schiller-Universit

Cibele Barsalini Martins, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora na Universidade Federal de Santa Catarina UFSC (desde maio de 2014). Doutora (2013) e Mestre (2004) em Administração pelo Programa de pós graduação em Administração da Universidade Nove de Julho. Especialista (2001) em Qualidade nas Organizações (Lato-sensu), graduada (2002) em Administração pela Universidade Nove de Julho e graduada (1997) em Secretariado Executivo pela Universidade São Judas Tadeu. Atuou como Coordenadora Nacional do Curso de Secretariado Executivo Bilíngue, professora adjunta na Universidade Paulista (2004 a 2010) e professora na Universidade Nove de Julho. É editora científica da Revista Gestão e Secretariado e Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado - ABPSEC.

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Publicado

01.03.2015

Como Citar

Welzel, E., Haupt, R., & Martins, C. B. (2015). Impactos da adoção de atividades de responsabilidade social corporativa na estrutura organizacional: estudo das multinacionais alemãs no Brasil. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 14(1), 108–126. https://doi.org/10.5585/ijsm.v14i1.2191

Edição

Seção

Artigos