Balanced Scorecard na prática da gestão de um laboratório acadêmico

Autores

  • Miriam Magdala Pinto Universidade Federal do Espírito Santo
  • Bruno Mannato Angius Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v14i1.2094

Palavras-chave:

aprendizado organizacional, gestão estratégica, organização sem fins lucrativos

Resumo

O Balanced Scorecard (BSC), utilizado em todo seu potencial, é um sistema de gestão estratégica essencialmente utilizado por empresas. Entretanto, com adaptações, pode ser utilizado por Organizações Sem Fins Lucrativos (OSFL). Seu uso, neste caso, ainda precisa ser mais bem investigado. O artigo relata a experiência e lições aprendidas com o BSC em um laboratório acadêmico durante dezesseis meses. O processo incluiu planejamento inicial, três rodadas de medição de desempenho e revisão do planejamento. O principal resultado do processo foi o fortalecimento da identidade do laboratório. O BSC, com algumas alterações em relação ao modelo usado por empresas, mostrou-se adequado para definição coletiva da estratégia, fortalecimento da identidade do grupo envolvido, medição de desempenho e comunicação de resultados sem, no entanto, ter alcançado a maturidade de um sistema de gestão estratégica durante o período da experiência.

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Biografia do Autor

Miriam Magdala Pinto, Universidade Federal do Espírito Santo

Departamento de Engenharia de Produção

Bruno Mannato Angius, Universidade Federal do Espírito Santo

Departamento de Engenharia de Produção

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Publicado

01.03.2015

Como Citar

Pinto, M. M., & Angius, B. M. (2015). Balanced Scorecard na prática da gestão de um laboratório acadêmico. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 14(1), 127–138. https://doi.org/10.5585/ijsm.v14i1.2094

Edição

Seção

Artigos Tecnológicos