Abordagem estratégica de Roadmapping na geração de diretrizes de inovação para firmas de um conglomerado industrial

Autores

  • Leonel Del Rey Melo Filho Centro de Pós-Gradução e Pesquisa em Administração do departamento Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Carlos Alberto Gonçalves Centro de Pós-Gradução e Pesquisa em Administração do departamento Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Lin Chih Cheng Departamento de Engenharia de Produção da UFMG
  • Reynaldo Maia Muniz Centro de Pós-Gradução e Pesquisa em Administração do departamento Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v14i3.2138

Palavras-chave:

Roadmapping, Diretrizes de Inovação, Conglomerado Industrial, Centering Resonance Analysis (CRA)

Resumo

Geração de diretrizes de inovação com o propósito de redirecionar conglomerados industriais para atenderem novos setores-clientes com maiores exigências tecnológicas é certamente desafiador. O artigo descreve um estudo sobre a utilização da abordagem estratégica de roadmapping direcionado a esse fim. No trabalho participaram em parceria os segmentos industrial, governamental e academia. O processo consistiu de cinco grandes etapas: mapeamento do estágio tecnológico das firmas do conglomerado, mapeamento das competências dos professores-pesquisadores de uma escola de engenharia, roadmapping propriamente dito - promoção de oficinas de planejamento -, promoção de sessões de acoplamento e monitoramento de resultados. Nas oficinas de planejamento integrado, que é o foco do artigo, houve participação de quinze firmas do conglomerado junto com outras quinze organizações públicas e privadas externas. No processo de roadmapping foram utilizados para coletas de dados a observação participante, análises de documentos, entrevistas semi-estruturadas, e para tratamento de dados, utilizou-se a análise de conteúdo por meio da análise de avaliação e de uma técnica ainda pouco conhecida, a centering resonance analysis (CRA). Associado a isso, seis sessões de oficinas de trabalho coletivo foram realizadas - três entre as firmas do conglomerado e organizações externas e três rodadas de oficinas nas quinze firmas de forma inter-funcional. Como resultado, um conjunto de diretrizes de inovação para o conglomerado foi gerado, como também, percepções de que haveria uma melhor compreensão do mercado do setor-cliente alvo, um melhor direcionamento à tomada de decisão de investimentos atuais e futuros e uma maior integração entre as firmas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonel Del Rey Melo Filho, Centro de Pós-Gradução e Pesquisa em Administração do departamento Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais

Engenheiro Mecânico, Mestre em Engenharia de Produção com foco em Gestão pela Qualidade e de Desenvolvimentos de Produtos (GDP), e Doutorando em Administração com foco em Estratégia e Inovação pelo Centro de Pós-Gradução e Pesquisa em Administração da UFMG

Carlos Alberto Gonçalves, Centro de Pós-Gradução e Pesquisa em Administração do departamento Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais

Foi professor do Departamento de Ciencia da Computação da UFMG na área de software basico e matemática computacional e, atualmente, é professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais e da Universidade FUMEC nas faculadades de Ciências Econômicas e Ciências Empresariais. Foi Coordenador do Programa de Pós Graduação em Administração nas Universidades UFMG. Foi coordenador do Colegiado de curso de pós - graduação em Administração na FUMEC; foi Coordenador do colegiado de Curso de graduação em Ciência da Computação e Coordenador do Colegiado do Curso de Tecnólogo em Computação da UFMG. Atualmente é coordenador da divisão ESO Estudos de Estrategia das Organizações da ANPAD; Publicou vários artigos em periódicos especializados e apresentou trabalhos em congressos e eventos nacionais e internacionais. Possui vários livros publicados, organizados e capítulos. Participou do desenvolvimento de inúmeros trabalhos técnicos, organizou eventos de inovação, participou de vários eventos no exterior e no Brasil. Membro do comitê de Estratégia da UBQ - MG; Coordenador do núcleo de Pesquisa NUME - Núcleo de estudos de Mercadologia e Estratégia. Orientou inúmeras teses de doutorado, dissertações de mestrado e trabalhos e conclusão de cursos de especialização e iniciação científica nas áreas de Administração e Ciência da Computação. Recebeu vários prêmios e/ou homenagens acadêmicas (como pode ser visto no lattes). Atua na área de Administração, com ênfase em teorias da estratégia das organizações, mercadologia, sistemas de inovação, novos métodos de pesquisa em administração.

Lin Chih Cheng, Departamento de Engenharia de Produção da UFMG

Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1979), mestrado em Engenharia de Produção pela UFSC (1981), mestrado e doutorado em Systems In Management, University of Lancaster, Inglaterra (1990) e Licença Sabática na HEC, Montreal, Canadá (2002). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão de Desenvolvimento do Produto. É coordenador do Núcleo de Tecnologia da Qualidade e da Inovação (NTQI).

Reynaldo Maia Muniz, Centro de Pós-Gradução e Pesquisa em Administração do departamento Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1978), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984) e doutorado em Ciência Política e Administração Pública - Universidad Complutense de Madrid (1998). Atualmente é avaliador da RAE - Revista de Administração de Empresas (0034-7590), avaliador da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração,diretor da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais e professor associado II da Universidade Federal de Minas Gerais. Professor visitante da Universidad Complutense de Madrid (2001) e do Colegio Nacional de Ciencia Politica y Administración Publica (Mexico, D.F. 1992). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia e estrutura organizacional, teoria das organizações, governança corporativa, teoria da firma, poder nas organizações, políticas públicas.

Downloads

Publicado

01.09.2015

Como Citar

Melo Filho, L. D. R., Gonçalves, C. A., Cheng, L. C., & Muniz, R. M. (2015). Abordagem estratégica de Roadmapping na geração de diretrizes de inovação para firmas de um conglomerado industrial. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 14(3), 49–74. https://doi.org/10.5585/ijsm.v14i3.2138

Edição

Seção

Artigos