Capital intelectual e o sistema de controles gerenciais das instituições públicas de ensino superior: um ensaio teórico sob a perspectiva da teoria da contingência

Autores

  • Thiago Cesar Bezerra Moreno Discente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Contabilidade, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Cascavel.
  • José Luiz Borsatto Junior Discente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Contabilidade, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Cascavel. Professor da Universidade Paranaense (UNIPAR)
  • Delci Grapégia Dal Vesco Doutora em Ciências Contábeis e Administração pela Univ. Regional de Blumenau (FURB) Professora do Programa de Pós-grad. em Contabilidade da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) Professora do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Silvana Anita Walter Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC) Professora do Programa de Pós-grad. em Contabilidade da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) Professora do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v15i3.2319

Palavras-chave:

Capital Intelectual, Controle Gerencial, Instituições de Ensino Superior Públicas, Setor Público.

Resumo

O contexto econômico evoluiu para a era do conhecimento. Nesse sentido, os recursos relacionados ao capital intelectual ganham destaque como um determinante para lidar com as variáveis contingenciais. O fator que impulsiona o capital intelectual é o capital humano, recurso intensivo em instituições públicas de ensino superior, fato que justifica o presente estudo, com o objetivo de discutir a influência do capital intelectual nos sistemas de controle de gestão de universidades públicas, sob a perspectiva do capital intelectual como fator contingencial. Realizou-se pesquisa bibliográfica, a fim de atingir o objetivo proposto. Percebe-se falta de desenvolvimento da literatura relacionada ao tema, um cuidado ainda incipiente, com o capital humano nas instituições públicas de ensino superior.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01.09.2016

Como Citar

Bezerra Moreno, T. C., Borsatto Junior, J. L., Dal Vesco, D. G., & Walter, S. A. (2016). Capital intelectual e o sistema de controles gerenciais das instituições públicas de ensino superior: um ensaio teórico sob a perspectiva da teoria da contingência. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 15(3), 39–52. https://doi.org/10.5585/ijsm.v15i3.2319

Edição

Seção

Artigos