O papel da gerência intermediária na formação da estratégia

Autores

  • Daniella Macedo Venâncio Departamento de Ciências de Administração da UFSC Programa de Pós-graduação em Administração
  • Rosalia Barbosa Lavarda UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gabriela Gonçalves Silveira Fiates Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v15i4.2321

Palavras-chave:

Processo de Formação da Estratégia, Nível Gerencial, Setor da Beleza.

Resumo

A literatura sobre a formação de estratégia é democrática, já que várias formas são reconhecidas e aceitas (Mintzberg, Ahlstrand & Lampel, 2009). Os estudos qualitativos ajudam a compreender o que motiva um ou outro modo de formação de estratégia. Assim, essa pesquisa teve como objetivo analisar o processo de formação estratégica e o papel do nível gerencial, nesse processo. Seguiu-se a metodologia qualitativa, com o método de estudo de caso. As técnicas de coleta de dados foram entrevista semiestruturada, observação direta e análise de documentos. O caso em foco trata-se de um salão de beleza de médio porte da cidade de Florianópolis/SC. Dentre os principais resultados, aponta-se que as estratégias são formadas de forma integradora (deliberada e emergente), o que caracteriza o estilo middle-up-down (Nonaka, 1988), identificou-se ainda, de acordo com o framework integrativo de Hart (1992), três modos que evidenciam a formação da estratégia integradora: o comando, no qual a estratégia dirigida pelo líder ou por uma pequena equipe do topo; o transacional, em que por vezes o gestor e os membros da equipe trabalham juntos na formação da estratégia, dirigidos por processos internos e em comum acordo; e o genérico, sendo que, neste caso, a estratégia é dirigida pela ação dos membros da equipe e o gestor apenas apoia a decisão. Quanto aos papéis dos gerentes, verificou-se que a gerente administrativa atua de forma a sintetizar para os gestores de topo as informações coletadas com os colaboradores de nível operacional, e a gerente financeira atua como implementadora da estratégia deliberada.

 

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Biografia do Autor

Daniella Macedo Venâncio, Departamento de Ciências de Administração da UFSC Programa de Pós-graduação em Administração

Departamento de Ciências de Administração da UFSCPrograma de Pós-graduação em Administração

Rosalia Barbosa Lavarda, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Ciências de Administração da UFSCPrograma de Pós-graduação em AdministraçãoLíder do Grupo de Pesquisa Estratégias, Gestão e Sustentabilidade

Gabriela Gonçalves Silveira Fiates, Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Ciências de Administração da UFSCPrograma de Pós-graduação em Administração

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Publicado

01.12.2016

Como Citar

Venâncio, D. M., Lavarda, R. B., & Fiates, G. G. S. (2016). O papel da gerência intermediária na formação da estratégia. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 15(4), 28–42. https://doi.org/10.5585/ijsm.v15i4.2321

Edição

Seção

Artigos